Aula sobre Presente Continuo Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Nesta atividade, vamos aprender sobre a forma interrogativa do presente contínuo em inglês, usada para descrever ações em progresso. Por exemplo, podemos dizer "Are you studying English?" (Você está estudando inglês?) para perguntar se alguém está estudando inglês no momento. Vamos aprender como utilizar essa forma de maneira correta, com exemplos práticos e a metodologia ativa Cultura Maker, que envolve a criação de um modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Iniciar explicando para os alunos sobre a forma interrogativa do presente contínuo em inglês e como ela é utilizada no cotidiano. Em seguida, apresente exemplos e faça algumas perguntas utilizando essa forma para os alunos praticarem o uso.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Os alunos podem trabalhar em grupo para criar um brainstorming sobre situações cotidianas onde o presente contínuo pode ser utilizado. Eles podem compartilhar as ideias com a turma e praticar criando perguntas e respostas utilizando essa forma. Explique o conceito do present continuous utilizando exemplos e atividades práticas. O objetivo é que eles entendam que este tempo verbal é utilizado para falar sobre ações que estão acontecendo em um momento específico.

  3. Etapa 3 - Exercícios

    Os estudantes praticam em grupos a construção de perguntas e respo stas com o present continuous utilizando um conjunto de flashcards com figuras relacionadas a situações cotidianas. Circule pela sala para ajudar e corrigir os alunos durante o exercício.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Explique à turma sobre o que é a Dinâmica dos 3 Qs e como ela será utilizada como uma ferramenta de avaliação. A turma pode se dividir em grupos e criar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Eles podem apresentar suas ideias para os demais grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação

    Os alunos podem apresentar suas perguntas e respostas criadas na etapa anterior e avaliar a atividade utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs. Colete e utilize essas avaliações para aprimorar a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Faça uma discussão final com os alunos sobre o que foi aprendido e como eles podem continuar a praticar o presente contínuo em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso;
  • Fomentar a criatividade e o trabalho em grupo através da metodologia ativa Cultura Maker;
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar suas próprias atividades através da Dinâmica dos 3 Qs.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do presente contínuo para descrever ações em progresso;
  • Criatividade e participação no trabalho em grupo;
  • Avaliação da atividade utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e didática a forma interrogativa do presente contínuo em inglês;
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos através da metodologia ativa Cultura Maker;
  • Utilizar a Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade e aprimoramento da metodologia.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do trabalho em grupo;
  • Praticar a escrita de perguntas e respostas utilizando a forma interrogativa do presente contínuo em inglês;
  • Avaliar sua própria atividade utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.