Aula sobre Presente Continuo Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O presente contínuo é uma gramática muito comum no dia-a-dia em inglês e é usado para descrever ações em progresso, algo que está acontecendo agora. Por exemplo, "I am studying for my test" (estou estudando para minha prova). Nesta atividade, os alunos vão aprender como formar frases interrogativas no presente contínuo e podem praticá-las em pares e em grupo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece perguntando aos estudantes o que eles estão fazendo naquele momento, por exemplo, "What are you doing now?" (O que você está fazendo agora?). Anote as respostas na lousa e explique que a gramática que usamos para descrever essas ações é o presente contínuo. Você também pode apresentar exemplos de frases interrogativas no presente contínuo. Exemplo: "Are you studying for your test?" (Você está estudando para sua prova?)

  2. Etapa 2 - Entender

    Divida a turma em duplas e peça a eles que se apresentem e perguntem um ao outro o que estão fazendo no momento. Exemplo: "What are you doing?"; "I am reading a book. What about you?"; "I am listening to music."

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada dupla deve criar uma lista de frases interrogativas no presente contínuo que eles possam usar para conversar sobre suas atividades. Forneça uma lista de verbos para ajudá-los a começar. Exemplo: "Are you watching TV?" (Você está assistindo TV?) "Is she listening to music?" (Ela está ouvindo música?)

  4. Etapa 4 - Decidir

    Em grupo, cada dupla deve compartilhar suas frases interrogativas e escolher as mais interessantes e diferentes para apresentar para a turma.

  5. Etapa 5 - Prototipar e testar

    Cada grupo deve criar um modelo de design sprint com as frases interrogativas escolhidas, com espaço para fotografias ou desenhos para ilustrar os exemplos. Em seguida, eles devem apresentar para a turma e praticar conversando com outras duplas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de criar e utilizar frases interrogativas no presente contínuo.
  • Estimular a comunicação e o diálogo em inglês entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo.
  • Aprender de forma lúdica e diferenciada.
  • Estimular a criatividade dos alunos na construção de seus modelos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do presente contínuo.
  • Participação ativa e envolvimento nos grupos.
  • Habilidade de comunicação em inglês.
  • Criatividade na elaboração dos modelos.
  • Trabalho em grupo eficiente.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos claros e divertidos de frases interrogativas no presente contínuo.
  • Acompanhar e orientar os grupos enquanto eles trabalham juntos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na criação dos modelos.
  • Avaliar o nível de compreensão dos alunos e garantir que todos estejam acompanhando a atividade.
  • Incentivar os alunos a conversarem uns com os outros em inglês.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
  • Trabalhar em grupo cooperando com os colegas.
  • Criar frases interrogativas no presente contínuo que sejam interessantes e diferentes.
  • Apresentar seus modelos com clareza e criatividade.
  • Conversar com outras duplas em inglês para praticar a gramática aprendida.