Aula sobre Presente Continuo Forma Interrogativa
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O tempo verbal Presente Contínuo (forma interrogativa) é usado para descrever uma ação em andamento no momento da fala ou em um momento determinado no futuro. Esse tempo verbal é muito utilizado em conversas e diálogos do dia a dia para descrever situações que estão ocorrendo naquele momento. Por isso, é importante que os alunos aprendam a utilizar esse tempo verbal adequadamente. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia ativa Design Thinking para desenvolver a habilidade dos estudantes em utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso. Para isso, eles vão criar um mapa de empatia, que vai ajudar a entender as necessidades do personagem em relação ao tema, e assim, aprimorar a habilidade de produção oral do idioma.
Etapa 1 - Aquecimento
Inicie com um aquecimento, como charadas, utilizando o Presente Contínuo. Por exemplo: "Estou fazendo algo que não posso parar agora. O que estou fazendo?" A resposta seria: "Você está ensinando inglês". Você pode criar outras charadas para envolver a turma, o objetivo é criar um ambiente leve e divertido para a aula.Etapa 2 - Apresentação do Mapa de Empatia
Apresente o Mapa de Empatia e explique como será utilizado durante a atividade. O objetivo do mapa de empatia é ajudar os alunos a entender as necessidades do personagem em relação ao tema, para poderem aprimorar a sua habilidade de produção oral do idioma.Etapa 3 - Criação do Personagem
Eles vão criar um personagem fictício para trabalhar durante a atividade. Você pode sugerir algumas características para serem preenchidas no mapa de empatia, como idade, profissão, hobbies, entre outras.Etapa 4 - Preenchimento do Mapa de Empatia
Com o personagem criado, os estudantes preenchem o Mapa de Empatia, com os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo desta etapa é que eles compreendam os aspectos que envolvem o tema em questão e possam se colocar no lugar do personagem.Etapa 5 - Prática do Presente Contínuo
A turma vai praticar o Presente Contínuo utilizando as informações preenchidas no Mapa de Empatia. Você pode criar situações hipotéticas para o personagem, nas quais os alunos devem utilizar o Presente Contínuo para descrever as ações em progresso.Etapa 6 - Compartilhamento e Feedback
Ao final, eles compartilham como foi a sua experiência criando o personagem e utilizando o Mapa de Empatia. Dê um feedback sobre o desempenho dos alunos e ainda proponha que eles criem outras atividades utilizando o Presente Contínuo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolvimento da habilidade de produção oral do idioma;
- Compreensão do Presente Contínuo (forma interrogativa);
- Desenvolvimento de habilidades comunicativas;
- Estímulo à criatividade;
- Incentivo à participação ativa e colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Correção gramatical;
- Utilização adequada do Presente Contínuo;
- Participação e engajamento nas atividades;
- Criatividade na criação do personagem;
- Capacidade de compreender as necessidades do personagem.
Ações do professor
- Explicar a metodologia e as etapas da aula;
- Estimular a participação dos alunos nas atividades;
- Dar feedback sobre o desempenho dos alunos;
- Desenvolver atividades lúdicas para envolver os alunos;
- Utilizar recursos audiovisuais para ilustrar situações utilizadas nas atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Colaborar com os colegas na criação do personagem;
- Utilizar adequadamente o Presente Contínuo;
- Compreender as necessidades do personagem;
- Dar feedback sobre a experiência durante a aula.