Aula sobre Presente Continuo Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O Presente Contínuo é uma forma verbal que indica uma ação em progresso no presente. Ele é comumente utilizado em situações do cotidiano, como quando descrevemos o que estamos fazendo no momento. É uma habilidade essencial no aprendizado do idioma e pode ser aplicada em diferentes contextos, como em conversas informais, relatórios de trabalho e descrição de hobbies. Nesta atividade, os alunos vão aprender a utilizar o Presente Contínuo na forma interrogativa para descrever ações em progresso. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido, na qual os estudantes criam um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie explicando que a turma vai aprender a utilizar o Presente Contínuo na forma interrogativa para descrever ações em progresso. Você pode fazer algumas perguntas simples como "O que você está fazendo agora?", "Qual é a sua atividade favorita?" para instigar a reflexão dos alunos sobre o uso da estrutura.

  2. Etapa 2 - Modelo de Registro de Aprendizagem

    Os estudantes criam individualmente um modelo de registro de aprendizagem contendo campos de Check-in e Check-out para registrar seu progresso no aprendizado do Presente Contínuo na forma interrogativa. O modelo pode ser feito em um caderno ou em uma folha em branco.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Forneça à turma uma tabela com a forma interrogativa do Presente Contínuo e alguns verbos que podem ser utilizados em diferentes contextos. Os alunos serão encorajados a criar frases com as informações fornecidas e praticar a pronúncia com a sua ajuda.

  4. Etapa 4 - Pesquisa online

    Peça que a turma faça uma pesquisa online sobre os usos do Presente Contínuo e que encontre exemplos do tempo verbal em textos narrativos: contos, romances, crônicas etc.

  5. Etapa 5 - Exercícios em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para criar histórias utilizando o Presente Contínuo. Durante a atividade, fique disponível para ajudá-los com dúvidas ou correções necessárias.

  6. Etapa 6 - Leitura em Dueto

    Os estudantes vão treinar a habilidade de ouvir o parceiro, ao ler uma história e fazer perguntas com o uso do Presente Contínuo na forma interrogativa.

  7. Etapa 7 - Check-out

    Eles devem fechar o modelo de registro de aprendizagem, registrando o que aprenderam e como se sentiram durante a atividade.

  8. Etapa 8 - Tarefa de casa

    Como tarefa, eles vão criar uma história utilizando o Presente Contínuo na forma interrogativa e compartilhar com a turma na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades na utilização do Presente Contínuo na forma interrogativa.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos por meio da criação de histórias.
  • Aprimorar a habilidade de ouvir o parceiro, ao ler uma história e fazer perguntas para o parceiro.

Critérios de avaliação

  • Habilidade de utilizar o Presente Contínuo na forma interrogativa.
  • Participação ativa nos exercícios em grupo e na criação de histórias.
  • Habilidade de ouvir o parceiro e formular perguntas com base na leitura de uma história.

Ações do professor

  • Planejar e preparar atividades eficazes e envolventes para a aprendizagem do Presente Contínuo na forma interrogativa.
  • Orientar e auxiliar os alunos durante as atividades em grupo, fornecendo feedbacks construtivos.
  • Acompanhar o progresso dos alunos no modelo de registro de aprendizagem e oferecer ajuda e feedbacks se necessário.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas e contribuir para o aprendizado coletivo.
  • Criar uma história utilizando o Presente Contínuo na forma interrogativa.
  • Registrar no modelo de registro de aprendizagem, seus progressos, dificuldades e aprendizados adquiridos durante a aula.