Aula sobre Presente Continuo Forma Interrogativa
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O presente contínuo é um tempo verbal que descreve ações que estão acontecendo agora. É importante que os alunos aprendam a usá-lo corretamente em inglês, pois ele é muito utilizado em situações cotidianas. Por exemplo, quando descrevemos o que estamos fazendo no momento em que estamos conversando com alguém. Nesta atividade, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos para participar de atividades diferentes e desenvolver suas habilidades em relação ao presente contínuo.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique o que é o presente contínuo. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o uso do presente contínuo. Prepare uma roda de conversa e pergunte à turma sobre sua experiência com o presente contínuo.Etapa 2 - Trabalhando o tema
Apresente o livro didático e aponte a página em que o presente contínuo é abordado. Peça para a classe vai ler o texto junto e explique o significado e como se forma o tempo verbal. Ilustre o uso dessa forma verbal por meio de um exemplo no quadro. Em seguida, projete algumas imagens na lousa que representam ações acontecendo no momento em que a fotografia foi tirada. Peça aos alunos que descrevam o que está acontecendo na imagem utilizando o tempo presente contínuo.Etapa 3 - Estação 1 (Vídeo com música)
Os alunos vão assistir e ouvir uma música em inglês que utiliza o tempo presente contínuo. Eles devem preencher as lacunas das letras que faltam com verbos no presente contínuo.Etapa 4 - Estação 2 (Jogo de memória)
Os estudantes jogam um jogo de memória com cartas que possuem imagens de ações acontecendo. Eles devem encontrar os pares de cartas e descrever as ações utilizando o presente contínuo.Etapa 5 - Estação 3 (Conversação)
O grupo na estação deve conversar com um colega utilizando o presente contínuo. Eles vão fazer perguntas sobre o que o colega está fazendo no momento e responder às perguntas d sobre suas próprias atividades.Etapa 6 - Conclusão
Reúna a turma e faça perguntas sobre o que aprenderam. Peça aos alunos que compartilhem como se sentiram em relação às atividades. Solicite sugestões à turma sobre o que gostaria de aprender na próxima aula
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos em atividades em grupo.
- Proporcionar aos alunos uma aula mais dinâmica e interativa.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos estudantes de utilizar o presente contínuo corretamente.
- Participação nas atividades em grupo.
- Compreensão sobre o tema abordado.
Ações do professor
- Explicar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os estudantes durante as atividades.
- Estimular a participação e a colaboração da classe.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.
- Demonstrar compreensão do tema por meio de respostas precisas e corretas.