Aula sobre Presente Continuo Forma Interrogativa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, vamos trabalhar com o Presente Contínuo na sua forma interrogativa. Essa estrutura verbal é utilizada para descrever ações que estão acontecendo no momento da fala ou para falar sobre ações futuras planejadas. Por exemplo: "What are you doing tomorrow?" ou "Are you studying for the test right now?". O objetivo é que os alunos aprendam a usar essa estrutura verbal para descrever ações em progresso.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Envie para a turma antes da aula o link de um vídeo ou material para pesquisa sobre o Presente Contínuo. Peça que eles façam anotações no caderno sobre possíveis dúvidas em relação ao tema.

  2. Etapa 2 - Introduzindo o Presente Contínuo

    Em sala, inicie perguntando aos estudantes o que eles estão fazendo no momento e solicite que eles respondam em inglês. Peça que a turma comente sobre o material trabalhado em casa e tire dúvidas. Depois, apresente a estrutura do presente contínuo na forma interrogativa e faça alguns exemplos no quadro.

  3. Etapa 3 - Criando frases

    Explique e exemplifique no quadro como se forma o Presente Contínuo na forma interrogativa e exemplifique situações cotidianas para que os alunos entendam a aplicação da estrutura. Peça aos alunos que, em duplas, escrevam frases usando o Presente Contínuo na forma interrogativa, utilizando as dicas e exemplos dados em aula.

  4. Etapa 4 - Apresentando o mapa conceitual

    Explique que a metodologia usada será a Sala de Aula Invertida e apresente o mapa conceitual que a turma deve preencher, contendo a ideia central "Presente Contínuo (forma interrogativa)" e 8 sub-ideias sobre o tema. Explique que os estudantes vão pesquisar e preencher o mapa conceitual em duplas, com 2 níveis de profundidade.

  5. Etapa 5 - Pesquisa em grupo

    Divida os alunos em duplas e forneça 30 minutos para pesquisarem sobre o tema e preencherem o mapa conceitual. A pesquisa pode ser feita online ou com materiais como livros, apostilas e revistas.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Peça para cada dupla apresentar seu mapa conceitual para a turma e explique que eles devem justificar a inclusão de cada sub-ideia. Os demais alunos devem fazer perguntas aos apresentadores para entender melhor a estrutura do presente contínuo na forma interrogativa.

  7. Etapa 7 - Criando uma história

    Depois de todas as apresentações, os alunos vão criar uma história em grupo utilizando a estrutura do presente contínuo na forma interrogativa. Cada aluno deve contribuir com pelo menos três frases. Eles devem trabalhar juntos na construção da história.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma revisão dos conceitos aprendidos e tirando possíveis dúvidas que os alunos possam ter sobre o tema. Peça que os alunos reflitam sobre a aula e como eles dominam a estrutura do presente contínuo na forma interrogativa. Eles podem compartilhar suas observações com a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o Presente Contínuo para descrever ações em progresso;
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e organização de conteúdo por meio do mapa conceitual;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe por meio da realização da atividade em duplas.

Critérios de avaliação

  • Correção gramatical e uso correto do Presente Contínuo na forma interrogativa;
  • Relevância e coerência das informações apresentadas no mapa conceitual;
  • Participação ativa nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Enviar previamente materiais para pesquisa sobre o tema;
  • Explicar de forma clara a metodologia da aula e o objetivo da atividade;
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a realização das atividades.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre o Presente Contínuo antes da aula;
  • Participar ativamente da realização das atividades em duplas e da apresentação do mapa conceitual para a turma;
  • Escrever frases utilizando o Presente Contínuo na forma interrogativa.