Aula sobre Presente Continuo Forma Negativa
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O presente contínuo (forma negativa) é uma estrutura gramatical importante do inglês que permite descrever ações em progresso de forma assertiva. Ele é amplamente utilizado no dia a dia, em situações como conversas informais, entrevistas de emprego e leitura de textos. Para esta atividade, os alunos serão encorajados a compreender o conceito do presente contínuo e aplicá-lo em diferentes situações. Será utilizada a metodologia ativa "Aprendizagem Entre Pares", na qual os alunos trabalharão juntos para criar um mapa conceitual detalhado, a fim de ampliar ainda mais o seu entendimento sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução ao tema e destaque a importância do presente contínuo para a comunicação em inglês. Em seguida, compartilhe alguns exemplos práticos que mostrem como essa forma verbal é usada no cotidiano.Etapa 2 - Apresentação do Mapa Conceitual
Explique o conceito de mapa conceitual e em seguida, apresente um modelo básico para a turma. Nesse modelo, demonstre como criar uma ideia central e oito sub-ideias para desenvolver o tópico abordado.Etapa 3 - Divisão dos Alunos em Grupos
Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e conceda tempo para que os estudantes se organizem.Etapa 4 - Criação dos Mapas Conceituais
Os alunos irão criar seus próprios mapas conceituais com o tema "Presente Contínuo (forma negativa)". Nesses mapas, eles deverão incluir uma ideia central e oito sub-ideias com dois níveis de profundidade. Circule pela sala, fornecendo suporte aos alunos e respondendo qualquer dúvida que possa surgir.Etapa 5 - Apresentação dos Mapas Conceituais
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar como eles criaram sua ideia central e sub-ideias, bem como a razão de escolhê-las. Incentive o diálogo entre os grupos, a fim de que a turma possa revisar e discutir as ideias apresentadas.Etapa 6 - Exercícios
Distribua alguns exercícios que permitam aos alunos praticar a aplicação do presente contínuo na forma negativa. Eles deverão responder às perguntas individualmente.Etapa 7 - Encerramento
Faça um resumo geral com a turma, destacando os pontos principais e reforçando como o presente contínuo pode ser usado no dia a dia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente contínuo e a forma negativa de forma coerente e clara na comunicação em inglês.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na elaboração do mapa conceitual.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos para uma construção coletiva do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Coerência do mapa conceitual
- Correta aplicação do presente contínuo na forma negativa nos exercícios propostos
- Participação ativa e colaborativa na construção do mapa conceitual
Ações do professor
- Orientar e sugerir exemplos práticos para a turma
- Circular pela sala a fim de ajudar na criação do mapa conceitual
- Estimular a participação e a interação entre os alunos durante as apresentações
Ações do aluno
- Colaborar na criação do mapa conceitual em grupo
- Participar ativamente das apresentações dos outros grupos
- Responder aos exercícios propostos de forma coerente e clara