Aula sobre Presente Continuo Forma Negativa

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O presente contínuo (forma negativa) é uma estrutura gramatical importante do inglês que permite descrever ações em progresso de forma assertiva. Ele é amplamente utilizado no dia a dia, em situações como conversas informais, entrevistas de emprego e leitura de textos. Para esta atividade, os alunos serão encorajados a compreender o conceito do presente contínuo e aplicá-lo em diferentes situações. Será utilizada a metodologia ativa "Aprendizagem Entre Pares", na qual os alunos trabalharão juntos para criar um mapa conceitual detalhado, a fim de ampliar ainda mais o seu entendimento sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução ao tema e destaque a importância do presente contínuo para a comunicação em inglês. Em seguida, compartilhe alguns exemplos práticos que mostrem como essa forma verbal é usada no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Apresentação do Mapa Conceitual

    Explique o conceito de mapa conceitual e em seguida, apresente um modelo básico para a turma. Nesse modelo, demonstre como criar uma ideia central e oito sub-ideias para desenvolver o tópico abordado.

  3. Etapa 3 - Divisão dos Alunos em Grupos

    Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e conceda tempo para que os estudantes se organizem.

  4. Etapa 4 - Criação dos Mapas Conceituais

    Os alunos irão criar seus próprios mapas conceituais com o tema "Presente Contínuo (forma negativa)". Nesses mapas, eles deverão incluir uma ideia central e oito sub-ideias com dois níveis de profundidade. Circule pela sala, fornecendo suporte aos alunos e respondendo qualquer dúvida que possa surgir.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Mapas Conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma e explicar como eles criaram sua ideia central e sub-ideias, bem como a razão de escolhê-las. Incentive o diálogo entre os grupos, a fim de que a turma possa revisar e discutir as ideias apresentadas.

  6. Etapa 6 - Exercícios

    Distribua alguns exercícios que permitam aos alunos praticar a aplicação do presente contínuo na forma negativa. Eles deverão responder às perguntas individualmente.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um resumo geral com a turma, destacando os pontos principais e reforçando como o presente contínuo pode ser usado no dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente contínuo e a forma negativa de forma coerente e clara na comunicação em inglês.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na elaboração do mapa conceitual.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos para uma construção coletiva do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Coerência do mapa conceitual
  • Correta aplicação do presente contínuo na forma negativa nos exercícios propostos
  • Participação ativa e colaborativa na construção do mapa conceitual

Ações do professor

  • Orientar e sugerir exemplos práticos para a turma
  • Circular pela sala a fim de ajudar na criação do mapa conceitual
  • Estimular a participação e a interação entre os alunos durante as apresentações

Ações do aluno

  • Colaborar na criação do mapa conceitual em grupo
  • Participar ativamente das apresentações dos outros grupos
  • Responder aos exercícios propostos de forma coerente e clara