Aula sobre Presente Continuo Forma Negativa

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O presente contínuo é uma forma verbal utilizada para descrever ações em andamento no momento em que são mencionadas. Exemplos comuns de uso dessa forma verbal incluem "I am reading a book" (eu estou lendo um livro), "They are playing soccer" (eles estão jogando futebol) e "She is watching TV" (ela está assistindo TV). Como os alunos já devem ter aprendido o presente contínuo na sua forma afirmativa, o foco desta atividade será na forma negativa. Para tornar a prática mais envolvente, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, com 5 etapas (entender, esboçar, decidir, prototipar, testar) para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie fazendo uma revisão do presente contínuo na sua forma afirmativa, solicitando que os alunos escrevam 5 frases utilizando essa forma. Em seguida, explique que, assim como outras formas verbais, o presente contínuo também pode ser utilizado na forma negativa. Mostre alguns exemplos na lousa e peça que os alunos discutam em pares sobre o que essas frases significam.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Entregue aos alunos um conjunto de cartões com palavras para construir sentenças utilizando o presente contínuo na forma negativa. Peça para que eles organizem as palavras em ordem para formar as frases. Dê tempo suficiente para que todos os alunos possam concluir a tarefa e, em seguida, peça que cada um compartilhe suas frases com a turma.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em grupos, peça que os alunos criem diálogos utilizando o presente contínuo na forma negativa e que sejam coerentes com o contexto de uma situação do cotidiano, como, por exemplo, um grupo de amigos tentando decidir o que fazer em um sábado à noite.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com o auxílio do professor, cada grupo deve selecionar as melhores frases do diálogo criado e transformá-las em um pequeno roteiro para uma cena. Os grupos devem então ensaiar e apresentar a cena para a turma.

  5. Etapa 5 - Testar

    Ao final, solicite que os alunos realizem uma autoavaliação sobre o aprendizado do tema, com base nas atividades realizadas em sala de aula. Peça que eles reflitam sobre o que foi mais fácil e o que foi mais difícil em cada etapa. Encoraje os alunos a sugerirem melhorias para o modelo de atividade proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente contínuo na forma negativa para descrever ações em progresso.
  • Estimular a criatividade e a colaboração em grupo.
  • Incentivar a reflexão sobre o próprio processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Proficiência na utilização do presente contínuo na forma negativa.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Criatividade na criação dos diálogos e na apresentação das cenas.

Ações do professor

  • Explicar claramente as atividades propostas em cada etapa.
  • Orientar os alunos durante a realização das atividades em grupo.
  • Encorajar a reflexão e a discussão em sala de aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.
  • Refletir sobre o próprio processo de aprendizagem.