Aula sobre Presente Continuo Forma Negativa

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, os alunos irão aprender sobre o "Presente Contínuo" na forma negativa. Eles descobrirão como utilizar essa estrutura para descrever ações em andamento e como formar frases negativas corretamente. A metodologia utilizada será o Design Thinking, onde os alunos criarão um mapa de empatia para entender o público que estão falando e criar exemplos práticos para aplicar o presente contínuo na forma negativa. Exemplos do tema podem ser encontrados facilmente no cotidiano dos estudantes, como: "I am not playing videogames now." ou "I am not watching TV."

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente os objetivos e explique o que é o "Presente Contínuo" na forma negativa em inglês. Explique também como a metodologia Design Thinking será aplicada.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia sobre uma personagem fictício e o que eles estão ou não estão fazendo nesse momento. Eles preencherão as seguintes informações: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Devem colocar exemplos usando o presente contínuo na forma negativa.

  3. Etapa 3 - Exemplos em grupo

    Em seguida, em grupos, os alunos irão criar exemplos práticos de frases com "Presente Contínuo" na forma negativa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresentará seus exemplos práticos para a turma e o professor dará feedback sobre a correção gramatical das frases.

  5. Etapa 5 - Exercícios individuais

    Os alunos realizarão exercícios individuais para praticar o uso correto do "Presente Contínuo" na forma negativa.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão em grupo sobre a importância do uso correto dessa estrutura na língua inglesa.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre reforçando os principais pontos sobre a estrutura do "Presente Contínuo" na forma negativa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o "Presente Contínuo" na forma negativa para descrever ações em progresso.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos no trabalho em grupo.
  • Despertar a consciência dos alunos sobre a importância do uso correto da estrutura na língua inglesa.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da estrutura do "Presente Contínuo" na forma negativa nos exemplos práticos criados pelos alunos.
  • Participação ativa dos alunos na criação dos exemplos em grupo.
  • Realização correta dos exercícios individuais.
  • Colaboração e espírito de equipe demonstrados no trabalho em grupo.
  • Participação ativa e construtiva na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o conteúdo da aula e a metodologia utilizada.
  • Orientar e dar feedback aos alunos durante o trabalho em grupo.
  • Acompanhar de perto a realização dos exercícios individuais.
  • Conduzir a discussão em grupo para estimular o debate e a reflexão.
  • Encerrar a dinâmica de forma clara e resumindo os principais pontos trabalhados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação dos exemplos em grupo.
  • Realizar os exercícios individuais com atenção e dedicação.
  • Colaborar com os colegas durante o trabalho em grupo.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Demonstrar respeito e atenção para com os colegas e o professor durante a atividade.