Aula sobre Presente Continuo Forma Negativa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O Presente Contínuo é uma forma verbal em inglês que expressa a ideia de que uma ação está em progresso ou ocorrendo no momento em que é falada. É um tempo verbal muito utilizado em diálogos informais, como em conversas entre amigos ou familiares, e é essencial para a comunicação em inglês. Nesta atividade, os alunos irão aprender a forma negativa do Presente Contínuo, o que significa que eles serão capazes de dizer o que não está acontecendo no momento. Para tornar a prática mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Rotação por Estações, na qual os alunos trabalharão em grupos diferentes e realizarão uma atividade relacionada a cada estação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do presente contínuo negativo

    Apresente a forma negativa do presente contínuo aos alunos, utilizando exemplos e mostrando como ele é formado. Os alunos poderão escrever a nova forma verbal em seus cadernos.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida a turma em três grupos, um para cada estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1: Atividade de Conjugação

    Na primeira estação, os alunos trabalharão em uma atividade de conjugação do presente contínuo negativo. Eles irão conjugar os verbos na forma negativa do presente contínuo. Auxilie os alunos que precisarem de ajuda.

    Exemplo:”Play”: I am not playing football. / “Watch”: She is not watching TV.

    Estação 2: Jogo de Tabuleiro

    Na segunda estação, os alunos jogarão um jogo de tabuleiro com perguntas e respostas sobre o presente contínuo negativo. O objetivo do jogo é ajudar os alunos a praticar o uso correto dessa forma verbal.

    Exemplo de pergunta: What is Mary not doing right now?

    Estação 3: Diálogo

    Na terceira estação, os alunos desenvolverão um diálogo em pares utilizando o presente contínuo negativo. Eles irão escrever um diálogo sobre as atividades que eles não estão fazendo no momento. Após a rotação por estações, alguns pares irão apresentar seus diálogos para a turma.

    Exemplo de diálogo:

    John: What are you not doing right now?

    Mary: I am not watching TV. And you?

    John: I am not playing videogames.


  4. Etapa 4 - Revisão

    Faça uma revisão geral das atividades realizadas e esclareça eventuais dúvidas dos alunos.

  5. Etapa 5 - Fechamento

    Faça um breve fechamento, ressaltando a importância do Presente Contínuo Negativo para a comunicação em inglês.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o Presente Contínuo Negativo para descrever ações em progresso.
  • Trabalhar a criatividade e a comunicação dos alunos através do diálogo em pares.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe através da metodologia da Rotação por estação.

Critérios de avaliação

  • Conjugação correta do tempo verbal.
  • Participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo.
  • Utilização adequada da forma negativa do Presente Contínuo.
  • Habilidade em dialogar em pares utilizando o tempo verbal.
  • Participação adequada nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e objetiva a forma negativa do Presente Contínuo.
  • Orientar e auxiliar os alunos em suas atividades.
  • Incentivar a participação ativa e a colaboração em grupo.
  • Realizar um fechamento adequado e fazer uma revisão.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os demais integrantes do grupo durante a realização das atividades.
  • Realizar as atividades com atenção e dedicação.
  • Escrever os diálogos com clareza e criatividade.
  • Participar da revisão e esclarecer eventuais dúvidas.