Aula sobre Presente Continuo Parte 2
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
Para tornar essa aula mais envolvente e didática, os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, onde terão que aplicar o conhecimento adquirido em situações reais.
Etapa 1 - Revisão do presente contínuo
Inicie com uma revisão do conceito de presente contínuo. Dê exemplos e faça perguntas que ajudem a retomar o conhecimento prévio do aluno.Etapa 2 - Introdução ao projeto
Apresente a proposta do diário de bordo, explicando cada campo de informação e a importância de cada um deles. Organize os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e forneça um roteiro com as regras e objetivos do projeto.Etapa 3 - Problema
Os grupos terão que criar uma situação-problema que envolva o presente contínuo, descrevendo a situação e a ação em curso que precisará ser solucionada.Professor, auxilie cada grupo individualmente e forneça exemplos práticos de situações que os alunos podem utilizar.
Etapa 4 - Geração de alternativas
Cada grupo terá que gerar pelo menos três alternativas para resolver o problema apresentado. Os alunos devem pensar em soluções criativas e realistas que envolvam o uso do presente contínuo. Professor, apoie os alunos nessa etapa, incentivando-os a pensar em diferentes soluções para o problema.Etapa 5 - Solução
O grupo terá que escolher uma das alternativas criadas e escrever um parágrafo descrevendo como irá utilizar o presente contínuo para solucionar o problema. Os alunos devem ser encorajados a serem claros e precisos em suas descrições.Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo irá apresentar o seu diário de bordo para a turma. Os alunos devem mostrar aos colegas a situação-problema, as alternativas criadas e a solução escolhida.Professor, avalie cada apresentação e forneça feedbacks construtivos.
Etapa 7 - Encerramento
Encerre a atividade reforçando os conceitos estudados durante o projeto do diário de bordo.Reforce a importância do presente contínuo e de como os alunos podem utilizá-lo para se comunicar de forma eficiente em Inglês.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita em Inglês
- Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos
- Proporcionar uma aula mais dinâmica e envolvente através do uso da metodologia ativa.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos apresentados sobre o presente contínuo
- Participação ativa dos alunos no projeto do diário de bordo
- Capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento adquirido em situações reais
- Organização, clareza e criatividade na apresentação do diário de bordo
- Utilização correta do presente contínuo nas soluções apresentadas pelos grupos.
Ações do professor
- Explicar as regras do projeto de forma clara e objetiva.
- Fornecer exemplos práticos de situações que os alunos podem utilizar.
- Auxiliar os alunos individualmente na criação do diário de bordo.
- Avaliar e fornecer feedbacks construtivos para as apresentações dos grupos.
- Encerrar a aula reforçando os conceitos aprendidos durante o projeto do diário de bordo.
Ações do aluno
- Participar ativamente do projeto do diário de bordo.
- Trabalhar em equipe para criar situações-problema e soluções criativas.
- Aplicar o conhecimento adquirido sobre o presente contínuo em situações reais.
- Apresentar o diário de bordo de forma organizada e criativa.
- Utilizar corretamente o presente contínuo nas soluções apresentadas pelos grupos.