Aula sobre Presente Continuo Parte 2

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O objetivo dessa aula é desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso. O presente contínuo é uma das formas verbais mais comuns em Inglês e é utilizada para descrever ações que estão ocorrendo no momento da fala.

Para tornar essa aula mais envolvente e didática, os alunos irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, onde terão que aplicar o conhecimento adquirido em situações reais.


  1. Etapa 1 - Revisão do presente contínuo

    Inicie com uma revisão do conceito de presente contínuo. Dê exemplos e faça perguntas que ajudem a retomar o conhecimento prévio do aluno.

  2. Etapa 2 - Introdução ao projeto

    Apresente a proposta do diário de bordo, explicando cada campo de informação e a importância de cada um deles. Organize os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas e forneça um roteiro com as regras e objetivos do projeto.

  3. Etapa 3 - Problema

    Os grupos terão que criar uma situação-problema que envolva o presente contínuo, descrevendo a situação e a ação em curso que precisará ser solucionada.

    Professor, auxilie cada grupo individualmente e forneça exemplos práticos de situações que os alunos podem utilizar.


  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo terá que gerar pelo menos três alternativas para resolver o problema apresentado. Os alunos devem pensar em soluções criativas e realistas que envolvam o uso do presente contínuo. Professor, apoie os alunos nessa etapa, incentivando-os a pensar em diferentes soluções para o problema.

  5. Etapa 5 - Solução

    O grupo terá que escolher uma das alternativas criadas e escrever um parágrafo descrevendo como irá utilizar o presente contínuo para solucionar o problema. Os alunos devem ser encorajados a serem claros e precisos em suas descrições.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar o seu diário de bordo para a turma. Os alunos devem mostrar aos colegas a situação-problema, as alternativas criadas e a solução escolhida.

    Professor, avalie cada apresentação e forneça feedbacks construtivos.


  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade reforçando os conceitos estudados durante o projeto do diário de bordo.

    Reforce a importância do presente contínuo e de como os alunos podem utilizá-lo para se comunicar de forma eficiente em Inglês.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita em Inglês
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas dos alunos
  • Proporcionar uma aula mais dinâmica e envolvente através do uso da metodologia ativa.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos apresentados sobre o presente contínuo
  • Participação ativa dos alunos no projeto do diário de bordo
  • Capacidade dos alunos em aplicar o conhecimento adquirido em situações reais
  • Organização, clareza e criatividade na apresentação do diário de bordo
  • Utilização correta do presente contínuo nas soluções apresentadas pelos grupos.

Ações do professor

  • Explicar as regras do projeto de forma clara e objetiva.
  • Fornecer exemplos práticos de situações que os alunos podem utilizar.
  • Auxiliar os alunos individualmente na criação do diário de bordo.
  • Avaliar e fornecer feedbacks construtivos para as apresentações dos grupos.
  • Encerrar a aula reforçando os conceitos aprendidos durante o projeto do diário de bordo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do projeto do diário de bordo.
  • Trabalhar em equipe para criar situações-problema e soluções criativas.
  • Aplicar o conhecimento adquirido sobre o presente contínuo em situações reais.
  • Apresentar o diário de bordo de forma organizada e criativa.
  • Utilizar corretamente o presente contínuo nas soluções apresentadas pelos grupos.