Aula sobre Presente Continuo Parte 2

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta atividade, os estudantes vão aprimorar a utilização do presente contínuo para descrever ações em progresso. A

metodologia Design Thinking será utilizada para desenvolver um mapa de empatia sobre uma personagem fictícia, com o intuito de praticar o uso do presente contínuo na descrição de suas atividades diária e de valorizar a participação e criatividade de cada estudante.


  1. Etapa 1 - Apresentação

    Inicie apresentando a metodologia Design Thinking e o mapa de empatia, explicando a importância de compreender o outro para tornar a comunicação mais eficiente.

    Em seguida, faça uma revisão sobre o presente contínuo e sua utilização.


  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Divida os estudantes em grupos para criarem um mapa de empatia sobre uma pessoa fictícia. Cada grupo escolherá um nome para a personagem. Em seguida, deve preencher os campos: "O que ela pensa e sente?", "O que ela escuta?", "O que ela fala e faz?", "O que ela vê?", "Dores" e "Ganhos", descrevendo as atividades em progresso com o uso do presente contínuo.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de empatia

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia para a turma, destacando as atividades em progresso descritas no presente contínuo. Incentive a participação de todos os estudantes, promovendo uma discussão sobre as atividades apresentadas.

  4. Etapa 4 - Exercícios práticos

    Proponha exercícios práticos que envolvam a utilização do presente contínuo para descrever ações em progresso. Os estudantes deverão criar frases sobre atividades em progresso utilizando o presente contínuo.

  5. Etapa 5 - Encerramento

    Ao final da atividade, faça uma revisão sobre a metodologia Design Thinking e o presente contínuo, reforçando a importância de praticar a língua inglesa e aprimorar o uso gramatical do presente contínuo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso;
  • Estimular a criatividade e a participação dos estudantes;
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Incentivar a prática da língua inglesa;
  • Apresentar a metodologia Design Thinking como recurso pedagógico.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta do presente contínuo para descrever ações em progresso;
  • Participação ativa durante a criação do mapa de empatia e apresentação do mesmo;
  • Capacidade de trabalhar em grupo e colaborar com os demais membros;
  • Compreensão sobre a metodologia Design Thinking;
  • Desempenho nos exercícios práticos propostos pelo professor.

Ações do professor

  • Incentivar a participação ativa dos estudantes;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os grupos;
  • Orientar sobre a metodologia Design Thinking e o uso do presente contínuo;
  • Propor exercícios práticos para desenvolver a habilidade em utilizar o presente contínuo;
  • Fornecer feedbacks aos estudantes durante a aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor;
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os demais membros;
  • Utilizar o presente contínuo de forma correta para descrever ações em progresso;
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de expressão em Inglês;
  • Realizar os exercícios práticos de forma consciente e dedicada.