Aula sobre Presente Continuo Parte 2

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta atividade, estaremos trabalhando com o Presente Contínuo. Este é um tempo verbal muito utilizado para descrever ações em progresso.

Por exemplo:

Se alguém está digitando no computador, podemos dizer "She is typing on the computer".

Se está chovendo, podemos dizer "It is raining."

Para tornar a atividade mais engajadora e interessante para os alunos, aplicaremos a metodologia do Ensino Híbrido, com um modelo de registro para permitir aos alunos avaliar o próprio progresso na aprendizagem do tema.


  1. Etapa 1 - Warm-Up

    Inicie perguntando aos alunos o que eles estavam fazendo no momento em que entraram na sala de aula. Peça para eles descreverem a ação utilizando o Presente Contínuo e corrija-os, se necessário.

  2. Etapa 2 - Revisão

    Relembre os alunos dos conceitos previamente apresentados sobre o Presente Contínuo e peça que descrevam ações em progresso.

  3. Etapa 3 - Atividade em Grupo

    Divida a turma em grupos e distribua um texto curto para cada grupo. Peça que leiam o texto e identifiquem três ações em progresso, utilizando o Presente Contínuo.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos Grupos

    Cada grupo apresenta seu texto e descreve as ações em progresso que encontraram, utilizando o Presente Contínuo. Professor, anote no quadro os exemplos mencionados pelos grupos durante cada apresentação.

  5. Etapa 5 - Prática Guiada

    Peça que os alunos escrevam um pequeno parágrafo descrevendo uma ação em progresso, utilizando o Presente Contínuo e os exemplos registrados no quadro.

  6. Etapa 6 - Check-Out

    Peça para os alunos avaliarem a própria aprendizagem preenchendo o campo de Check-out em seus modelos de registro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em descrever ações em progresso utilizando o Presente Contínuo.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Utilizar a metodologia do Ensino Híbrido para acompanhar a aprendizagem dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Os alunos conseguem descrever ações em progresso utilizando o Presente Contínuo.
  • Os alunos participam da atividade em grupo e colaboram entre si.
  • Os alunos conseguem preencher o campo de Check-out em seus modelos de registro.

Ações do professor

  • Explicar e exemplificar o uso do Presente Contínuo.
  • Dividir a turma em grupos e distribuir textos para que os alunos trabalhem em grupo.
  • Acompanhar o progresso dos alunos e corrigir erros quando necessário.

Ações do aluno

  • Participar da atividade em grupo e colaborar com seus colegas.
  • Praticar a formação do Presente Contínuo com exemplos no quadro.
  • Escrever um parágrafo descrevendo uma ação em progresso utilizando o Presente Contínuo.