Aula sobre Presente Continuo Parte 2
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Essa estrutura é formada pelo verbo to be no presente, seguido do verbo principal e do sufixo -ing.
Por exemplo: "I am studying for my exam." (Eu estou estudando para minha prova).
No cotidiano, o presente contínuo é usado em diversas situações, como para falar sobre hábitos rotineiros, ações que estamos fazendo no momento da fala ou eventos que estão acontecendo perto de nós. É uma estrutura muito comum em diálogos informais e formais em inglês.
Nesta atividade, vamos trabalhar a habilidade dos alunos em utilizar o presente contínuo para descrever ações em andamento. O objetivo é que eles sejam capazes de formular frases corretas e contextualizadas usando essa estrutura verbal.
Etapa 1 - Introdução
Inicie contextualizando o tema e exibindo um trecho de um vídeo (2 minutos) sobre rotinas diárias em Inglês. Explique que os alunos irão aprender a utilizar o presente contínuo para descrever as ações que estão sendo realizadas no vídeo.Etapa 2 - Rotação por estações
Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Estação 1 - Jogos interativos online
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá acesso a um jogo interativo online, onde eles podem praticar a utilização do presente contínuo, criando frases com verbos no presente contínuo. Professor, você pode sugerir o jogo:
Estação 2 - Trabalhando com imagens
Os alunos irão receber imagens de situações cotidianas, como pessoas fazendo compras, estudando, caminhando, etc. Peça que eles descrevam o que está acontecendo nas imagens, utilizando o presente contínuo. Essa atividade pode ser feita em duplas, com o auxílio de dicionários de Inglês.
Estação 3 - Dramatização
Nesta estação, os alunos terão a oportunidade de criar pequenas cenas sobre o tema da aula, utilizando o presente contínuo.
Eles podem escolher entre cenas cotidianas ou cenas fictícias, desde que usem a estrutura do presente contínuo. Os grupos deverão apresentar suas cenas em Inglês para toda a classe.
Etapa 3 - Conclusão
Para encerrar, retome a importância da utilização do presente contínuo em situações cotidianas e convide os alunos para praticarem cada vez mais em casa, a fim de aprimorarem a habilidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em usar o presente contínuo para descrever ações em progresso;
- Estimular o trabalho em equipe, incentivando a divisão dos alunos em grupos;
- Promover o uso de tecnologias e recursos online como ferramenta pedagógica.
Critérios de avaliação
- Utilização correta da estrutura do presente contínuo;
- Coesão e coerência na criação de frases e diálogos;
- Participação ativa nas atividades em grupo;
- Criatividade e capacidade de improvisação nas cenas teatrais.
Ações do professor
- Apresentar a estrutura do presente contínuo de forma clara e objetiva;
- Dividir os alunos em grupos para a realização das atividades;
- Fornecer instruções precisas para cada estação;
- Encorajar os alunos a se comunicarem em inglês durante as atividades;
- Proporcionar feedbacks construtivos durante e ao final das atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas;
- Trabalhar em equipe e colaborar com os demais membros do grupo;
- Criar diálogos e cenas teatrais contextualizadas e coerentes;
- Utilizar dicionários e outros materiais de apoio para criar frases em Inglês de forma autônoma;
- Praticar o uso do presente contínuo em situações cotidianas fora da escola.