Aula sobre Presente Continuo Parte 2

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O presente contínuo é uma forma verbal do Inglês utilizada para descrever ações em progresso, ou seja, que estão acontecendo no momento em que se fala, ou que foram planejadas para ocorrer em um futuro próximo.

Essa estrutura é formada pelo verbo to be no presente, seguido do verbo principal e do sufixo -ing.

Por exemplo: "I am studying for my exam." (Eu estou estudando para minha prova).

No cotidiano, o presente contínuo é usado em diversas situações, como para falar sobre hábitos rotineiros, ações que estamos fazendo no momento da fala ou eventos que estão acontecendo perto de nós. É uma estrutura muito comum em diálogos informais e formais em inglês.

Nesta atividade, vamos trabalhar a habilidade dos alunos em utilizar o presente contínuo para descrever ações em andamento. O objetivo é que eles sejam capazes de formular frases corretas e contextualizadas usando essa estrutura verbal.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie contextualizando o tema e exibindo um trecho de um vídeo (2 minutos) sobre rotinas diárias em Inglês. Explique que os alunos irão aprender a utilizar o presente contínuo para descrever as ações que estão sendo realizadas no vídeo.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes, que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

    Estação 1 - Jogos interativos online

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo terá acesso a um jogo interativo online, onde eles podem praticar a utilização do presente contínuo, criando frases com verbos no presente contínuo. Professor, você pode sugerir o jogo:

    Estação 2 - Trabalhando com imagens

    Os alunos irão receber imagens de situações cotidianas, como pessoas fazendo compras, estudando, caminhando, etc. Peça que eles descrevam o que está acontecendo nas imagens, utilizando o presente contínuo. Essa atividade pode ser feita em duplas, com o auxílio de dicionários de Inglês.

    Estação 3 - Dramatização

    Nesta estação, os alunos terão a oportunidade de criar pequenas cenas sobre o tema da aula, utilizando o presente contínuo.

    Eles podem escolher entre cenas cotidianas ou cenas fictícias, desde que usem a estrutura do presente contínuo. Os grupos deverão apresentar suas cenas em Inglês para toda a classe.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Para encerrar, retome a importância da utilização do presente contínuo em situações cotidianas e convide os alunos para praticarem cada vez mais em casa, a fim de aprimorarem a habilidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em usar o presente contínuo para descrever ações em progresso;
  • Estimular o trabalho em equipe, incentivando a divisão dos alunos em grupos;
  • Promover o uso de tecnologias e recursos online como ferramenta pedagógica.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da estrutura do presente contínuo;
  • Coesão e coerência na criação de frases e diálogos;
  • Participação ativa nas atividades em grupo;
  • Criatividade e capacidade de improvisação nas cenas teatrais.

Ações do professor

  • Apresentar a estrutura do presente contínuo de forma clara e objetiva;
  • Dividir os alunos em grupos para a realização das atividades;
  • Fornecer instruções precisas para cada estação;
  • Encorajar os alunos a se comunicarem em inglês durante as atividades;
  • Proporcionar feedbacks construtivos durante e ao final das atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas;
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os demais membros do grupo;
  • Criar diálogos e cenas teatrais contextualizadas e coerentes;
  • Utilizar dicionários e outros materiais de apoio para criar frases em Inglês de forma autônoma;
  • Praticar o uso do presente contínuo em situações cotidianas fora da escola.