Aula sobre Presente Continuo Parte 2

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O presente contínuo é uma ótima forma de descrever ações em progresso no momento.

Na verdade, usamos o presente contínuo frequentemente no dia a dia. Por exemplo, se alguém quiser descrever o que está fazendo agora, pode dizer: "Estou respondendo a uma pergunta."

Nesta atividade, a metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos aprenderão o conteúdo teórico antes da aula e aplicarão o conhecimento com as atividades em sala de aula.


  1. Etapa 1 - (antes do dia da atividade)

    Os alunos assistirão a um vídeo explicativo ou lerão um texto, fornecidos previamente pelo professor, sobre o presente contínuo.

  2. Etapa 2 - (no dia da atividade)

    Faça uma introdução sobre o presente contínuo e retome exemplos presentes no vídeo ou texto fornecido.

    Em seguida, aplique um breve questionário (perguntas com alternativas) sobre o conteúdo.


  3. Etapa 3 - Em duplas

    Agora, oriente os alunos a trabalhar em duplas para criar cinco frases com o presente contínuo.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos receberão uma explicação sobre a Dinâmica dos 3 Qs e cada um dos campos do modelo. Então, cada aluno deve preencher o seu próprio modelo de Dinâmica dos 3 Qs com exemplos usando o presente contínuo.

  5. Etapa 5 - Autoavaliação

    Cada aluno deve fazer uma autoavaliação sobre o seu aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Ensinar os alunos a utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar individualmente e em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o seu próprio aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conteúdo teórico.
  • Criação de frases com o presente contínuo.
  • Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Autoavaliação.

Ações do professor

  • Explicar o conteúdo teórico.
  • Propor atividades em grupo.
  • Avaliar o aprendizado dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo e/ou ler a explicação do texto sobre o presente contínuo.
  • Responder às perguntas sobre o presente contínuo.
  • Criar frases com o presente contínuo.
  • Criar o seu próprio modelo de Dinâmica dos 3 Qs.