Aula sobre Presente Continuo Parte 2
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O presente contínuo é uma ótima forma de descrever ações em progresso no momento.
Na verdade, usamos o presente contínuo frequentemente no dia a dia. Por exemplo, se alguém quiser descrever o que está fazendo agora, pode dizer: "Estou respondendo a uma pergunta."
Nesta atividade, a metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos aprenderão o conteúdo teórico antes da aula e aplicarão o conhecimento com as atividades em sala de aula.
Etapa 1 - (antes do dia da atividade)
Os alunos assistirão a um vídeo explicativo ou lerão um texto, fornecidos previamente pelo professor, sobre o presente contínuo.Etapa 2 - (no dia da atividade)
Faça uma introdução sobre o presente contínuo e retome exemplos presentes no vídeo ou texto fornecido.Em seguida, aplique um breve questionário (perguntas com alternativas) sobre o conteúdo.
Etapa 3 - Em duplas
Agora, oriente os alunos a trabalhar em duplas para criar cinco frases com o presente contínuo.Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos receberão uma explicação sobre a Dinâmica dos 3 Qs e cada um dos campos do modelo. Então, cada aluno deve preencher o seu próprio modelo de Dinâmica dos 3 Qs com exemplos usando o presente contínuo.Etapa 5 - Autoavaliação
Cada aluno deve fazer uma autoavaliação sobre o seu aprendizado.
Intencionalidades pedagógicas
- Ensinar os alunos a utilizar o presente contínuo para descrever ações em progresso.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar individualmente e em grupo.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o seu próprio aprendizado.
Critérios de avaliação
- Compreensão do conteúdo teórico.
- Criação de frases com o presente contínuo.
- Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Autoavaliação.
Ações do professor
- Explicar o conteúdo teórico.
- Propor atividades em grupo.
- Avaliar o aprendizado dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo e/ou ler a explicação do texto sobre o presente contínuo.
- Responder às perguntas sobre o presente contínuo.
- Criar frases com o presente contínuo.
- Criar o seu próprio modelo de Dinâmica dos 3 Qs.