Aula sobre Preservacao Da Camada De Ozonio

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A camada de ozônio é uma camada de gás que protege a Terra dos raios ultravioleta do sol, essenciais para a vida, mas prejudiciais em excesso. A ação humana tem contribuído para a diminuição dessa camada, principalmente pelo uso de substâncias que destroem o ozônio, como os CFCs. Nesta aula, vamos trabalhar a importância da preservação da camada de ozônio para a vida na Terra, identificar os fatores que aumentam ou diminuem a presença dessa camada na atmosfera e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.

Intencionalidade Pedagógica

1\. Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra.

2\. Identificar os fatores que aumentam ou diminuem a presença da camada de ozônio na atmosfera.

3\. Discutir propostas individuais e coletivas para a preservação da camada de ozônio.

4\. Utilizar a metodologia ativa Design Thinking para estimular a criatividade e a participação dos alunos.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e objetivos da aula.

    Inicie a aula com uma breve apresentação sobre o tema e seus objetivos, destacando a importância da camada de ozônio para a vida na Terra. É importante que os alunos compreendam a relevância do assunto.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia.

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o tema. O mapa de empatia é uma ferramenta que ajuda a entender o público-alvo de um projeto, nesse caso, são as pessoas e demais seres vivos que habitam locais mais afetados pelos buracos na camada de ozônio. Os alunos irão dividir a sala em grupos e criarão um mapa de empatia para entender as seguintes perguntas: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo.

    Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e discutir as percepções e ideias levantadas.

  4. Etapa 4 - Apresentação de exemplos.

    Apresente exemplos práticos de como a ação humana tem contribuído para a diminuição da camada de ozônio, como o uso de CFCs em aerossóis e aparelhos de ar condicionado. Explique porque a ação da natureza é tolerável, ao contrário da antrópica.

  5. Etapa 5 - Brainstorming em grupo.

    Os alunos irão realizar um brainstorming em grupo para discutir possíveis propostas individuais e coletivas para a preservação da camada de ozônio, levando em consideração os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera.

  6. Etapa 6 - Apresentação das propostas.

    Cada grupo irá apresentar suas propostas e discutir a viabilidade e efetividade das mesmas.

  7. Etapa 7 - Conclusão da aula.

    Faça uma conclusão da aula, reforçando a importância da preservação da camada de ozônio e destacando as ideias e propostas apresentadas pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra.
  • Identificar os fatores que aumentam ou diminuem a presença da camada de ozônio na atmosfera.
  • Discutir propostas individuais e coletivas para a preservação da camada de ozônio.
  • Utilizar a metodologia ativa Design Thinking para estimular a criatividade e a participação dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Compreensão dos conceitos apresentados durante a aula.
  • Criatividade e viabilidade das propostas apresentadas pelos grupos.
  • Cooperação e trabalho em equipe dos alunos.
  • Respeito às normas e regras estabelecidas pelo professor.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação e a criatividade dos alunos.
  • Orientar e auxiliar os grupos na criação do mapa de empatia e na realização do brainstorming.
  • Fazer uma conclusão da aula, reforçando a importância da preservação da camada de ozônio e destacando as ideias e propostas apresentadas pelos alunos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas pelo professor.
  • Contribuir para a criação do mapa de empatia e para o brainstorming em grupo.
  • Apresentar ideias criativas e viáveis para a preservação da camada de ozônio.
  • Trabalhar em equipe e respeitar as opiniões dos colegas.
  • Respeitar as normas e regras estabelecidas pelo professor.