Aula sobre Preservacao Da Camada De Ozonio

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A camada de ozônio é uma região da atmosfera que protege a Terra dos raios ultravioleta do sol, que podem causar problemas de saúde como câncer de pele e danos ao meio ambiente. Infelizmente, essa camada está sendo destruída por gases poluentes, como os clorofluorcarbonos (CFCs), liberados em atividades humanas como a fabricação de aerossóis e refrigerantes. Os alunos irão aprender como a camada de ozônio é importante para a vida na Terra e como podemos preservá-la. Eles irão criar um template de registro de aprendizagem para acompanhar o desenvolvimento do tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Iniciar a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a camada de ozônio e seus efeitos na vida na Terra. Em seguida, os alunos criam um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Utilizar uma apresentação em slides sobre o tema, mostrando exemplos de atividades humanas que causam a destruição da camada de ozônio e seus efeitos na saúde humana e no meio ambiente.

  3. Etapa 3 - Subtópicos

    Os alunos se dividem em grupos e trabalham em subtópicos como "O que é a camada de ozônio e sua importância", "Causas da destruição da camada de ozônio" e "Efeitos da destruição da camada de ozônio". Cada grupo pesquisa e apresenta seus resultados aos demais.

  4. Etapa 4 - Propostas de preservação

    Os alunos, em grupos, criam propostas de preservação da camada de ozônio, como a redução do uso de aerossóis e a escolha de refrigerantes que não contenham CFCs. Eles apresentam suas propostas e discutem em conjunto as melhores alternativas.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos revisam suas anotações e registram suas reflexões no campo de Check-out do template de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Atividade extra

    Propor aos alunos que façam uma pesquisa sobre outras formas de preservação da camada de ozônio e apresentem na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra.
  • Identificação dos fatores que aumentam ou diminuem a presença da camada de ozônio na atmosfera.
  • Estímulo ao trabalho em grupo, pesquisa e apresentação de resultados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de registro de aprendizagem.
  • Qualidade da apresentação dos resultados da pesquisa.

Ações do professor

  • Preparar a apresentação em slides sobre o tema.
  • Estimular a discussão em grupo.
  • Propor tarefa de casa para aprofundar o tema.

Ações do aluno

  • Criar o template de registro de aprendizagem.
  • Pesquisar e apresentar resultados em grupo.
  • Criar propostas de preservação da camada de ozônio.