Aula sobre Preservacao Da Camada De Ozonio
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Intencionalidade Pedagógica
1\. Desenvolver a habilidade de justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra.
2\. Identificar os fatores que aumentam ou diminuem a presença da camada de ozônio na atmosfera.
3\. Discutir propostas individuais e coletivas para a preservação da camada de ozônio.
4\. Instigar a criatividade e manipulação de conceitos apresentados em sala.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre a camada de ozônio e sua importância para a vida na Terra. Em seguida, apresentará a metodologia ativa de gamificação e explicará como os alunos irão criar um jogo sobre o tema.Etapa 2 - Brainstorming
Os alunos irão se reunir em grupos e farão um brainstorming sobre os elementos que devem estar presentes no jogo. Eles deverão criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas (não obrigatório) e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso.O jogo pode ser criado no site Wordwall, lá há diversas sugestões de formatos e sua base pode incluir gases da atmosfera, efeito estufa, camadas da atmosfera, desde que relacionados e contextualizados à camada de ozônio. Pode ser dado um período para que eles vejam exemplos de jogos da temática nesse site e se inspirem.
Etapa 3 - Desenvolvimento do jogo
Com base no mapa de registro, os alunos irão desenvolver seus jogos. Oriente os alunos em relação à linguagem, design e mecânica do jogo.Etapa 4 - Teste dos jogos
Os grupos irão testar os jogos uns dos outros e dar feedbacks construtivos para aprimorá-los.Etapa 5 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Avalie a criatividade, a clareza da mensagem e o engajamento do jogo.Etapa 6 - Discussão
Após as apresentações, conduza uma discussão com os alunos sobre a importância da preservação da camada de ozônio e como cada um pode contribuir para isso.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforçará a importância da preservação da camada de ozônio.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra.
- Identificar os fatores que aumentam ou diminuem a presença da camada de ozônio na atmosfera.
- Discutir propostas individuais e coletivas para a preservação da camada de ozônio.
- Instigar a criatividade e manipulação de conceitos apresentados em sala.
Critérios de avaliação
- Criatividade do jogo.
- Clareza da mensagem.
- Engajamento do jogo.
- Participação dos alunos na discussão.
- Qualidade do feedback dado pelos alunos.
Ações do professor
- Explicar a importância da camada de ozônio.
- Orientar os alunos na criação dos jogos.
- Avaliar os jogos e dar feedbacks construtivos.
- Conduzir a discussão sobre a preservação da camada de ozônio.
- Fazer uma conclusão sobre a aula.
Ações do aluno
- Participar do brainstorming.
- Desenvolver o jogo.
- Testar os jogos dos outros grupos.
- Apresentar o jogo para a turma.
- Participar da discussão sobre a preservação da camada de ozônio.