Aula sobre Preservacao Da Camada De Ozonio

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A camada de ozônio é uma camada de gás que envolve a Terra e é responsável por proteger a vida na Terra do excesso de raios ultravioleta do sol. Porém, essa camada está sendo destruída por substâncias químicas liberadas na atmosfera pelo homem, como os gases CFCs. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a importância da camada de ozônio para a vida na Terra, identificar os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema, mostrando imagens e vídeos sobre a camada de ozônio e sua importância para a vida na Terra. Os alunos serão convidados a expressar suas opiniões e conhecimentos prévios sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e mediador. Explique as funções de cada grupo e como eles devem se preparar para o debate.

  3. Etapa 3 - Preparação dos grupos

    O grupo defensor, representa as indústrias que desejam continuar usando os CFCs e HFCs para baratear seus produtos, e opositor, cientistas especialistas no estudo de mudanças climáticas que são contra a emissão exagerada desses gases, terão 20 minutos para preparar seus argumentos. A banca julgadora terá 10 minutos para preparar suas perguntas. O mediador terá 10 minutos para preparar a condução do debate.

  4. Etapa 4 - Debate

    O debate será conduzido pelo mediador. Os grupos defensor e opositor apresentarão seus argumentos e a banca julgadora fará perguntas para ambos os grupos.

  5. Etapa 5 - Reflexão

    Os grupos terão 20 minutos para refletir sobre o debate e escrever suas considerações sobre o tema e o processo de debate.

  6. Etapa 6 - Anúncio decisão

    Baseada exclusivamente no debate e argumentos levantados, a banca julgadora anunciará se os gases poderão continuar a serem usados ou não.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância da preservação da camada de ozônio e incentivando os alunos a pensarem em ações individuais e coletivas para proteger a camada de ozônio.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver capacidade de elaboração de argumentos com base em conceitos.
  • Compreender os pontos positivos e negativos dos CFCs e HFCs.
  • Discutir a importância da preservação da camada de ozônio.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Coerência e fundamentação dos argumentos apresentados.
  • Capacidade de escuta e respeito às opiniões dos outros grupos.
  • Habilidade de reflexão e síntese sobre o tema.
  • Envolvimento e comprometimento com a atividade.

Ações do professor

  • Preparar material de apoio para a apresentação do tema.
  • Orientar os alunos na divisão dos grupos e suas funções.
  • Conduzir o debate de forma imparcial e equilibrada.
  • Estimular a participação de todos os alunos na atividade.
  • Fazer uma conclusão que reforce a importância da preservação da camada de ozônio.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate, apresentando argumentos e respondendo perguntas.
  • Respeitar as opiniões dos outros grupos e da banca julgadora.
  • Trabalhar em equipe para a preparação dos argumentos e para a condução do debate.
  • Refletir sobre o tema e escrever suas considerações sobre o processo de debate.
  • Propor ações individuais e coletivas para a preservação da camada de ozônio.