Aula sobre Preservacao Da Camada De Ozonio

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A camada de ozônio é uma região da atmosfera que protege a Terra do excesso da radiação ultravioleta do sol. No entanto, desde a década de 1970, cientistas descobriram que a camada de ozônio estava sendo destruída por substâncias químicas produzidas pelo homem, como os CFCs (clorofluorocarbonetos). Essa destruição pode causar problemas graves para a saúde humana, como câncer de pele e danos ao ecossistema. Nesta aula, vamos aprender sobre a importância da camada de ozônio, os fatores que aumentam ou diminuem sua presença na atmosfera e discutir propostas individuais e coletivas para sua preservação.

  1. Etapa 1 - Sala de aula invertida

    Envie um vídeo para os alunos assistirem em casa, explicando sobre a camada de ozônio e sua importância para a vida na Terra. Indique a leitura de um texto complementar.

    Exemplo de vídeo é esse da NASA, um timelapse da camada de ozônio: [The Ozone Hole: Closing the Gap](https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/watch?v%3D6BUT16jfoKk%26ab_channel%3DNASAEarthObservatory&sa=D&source=editors&ust=1688495497932168&usg=AOvVaw1TTHF6if68iSZmISm3H_6o).


  2. Etapa 2 -

    Em sala, peça que os alunos criem um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade sobre o tema. Ex: radiação ultravioleta, câncer de pele, mudanças climáticas, influência do efeito estufa na camada de ozônio.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Em sala de aula, divida a turma em grupos para discutir as sub-ideias do mapa conceitual. Cada grupo deve escolher um representante para apresentar suas conclusões e ideias para a turma. Esteja atento e presente para tirar dúvidas e guiar a discussão.

  4. Etapa 4 - Apresentação de exemplos

    Apresente exemplos práticos de como a destruição da camada de ozônio afeta a vida no planeta, como o aumento da incidência de câncer de pele e a diminuição da produção de alimentos. Os alunos devem discutir em grupo como esses exemplos se relacionam com as sub-ideias do mapa conceitual.

  5. Etapa 5 - Propostas individuais

    Cada aluno deve elaborar uma proposta individual para preservar a camada de ozônio. Disponibilize materiais de pesquisa e orientar os alunos na elaboração das propostas.

  6. Etapa 6 - Propostas coletivas

    Os alunos devem se reunir em grupos para elaborar uma proposta coletiva para preservar a camada de ozônio. Oriente e guiar a discussão para que as propostas sejam viáveis e eficazes.

  7. Etapa 7 - Apresentação das propostas

    Cada grupo deve apresentar suas propostas para a turma e o conduza uma discussão sobre as ideias apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra.
  • Identificar os fatores que aumentam ou diminuem a presença da camada de ozônio na atmosfera.
  • Esquematizar conceitos relacionados à camada de ozônio.

Critérios de avaliação

  • Elaboração e apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade e viabilidade das propostas individuais e coletivas.
  • Habilidade de justificar a importância da camada de ozônio para a vida na Terra.
  • Habilidade de identificar os fatores que afetam a presença da camada de ozônio na atmosfera.

Ações do professor

  • Elaborar e enviar o vídeo explicativo para a sala de aula invertida.
  • Orientar e guiar as discussões em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Fornecer materiais de pesquisa e orientação para a elaboração das propostas.
  • Avaliar e fornecer feedback construtivo sobre o trabalho realizado pelos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo e ler o texto complementar.
  • Criar o mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias com 2 níveis de profundidade.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Elaborar propostas individuais e coletivas para a preservação da camada de ozônio.
  • Apresentar as propostas para a turma.