Aula sobre Previsao Do Tempo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A previsão do tempo estuda as condições atmosféricas e as mudanças climáticas. É uma área de grande importância, pois pode ajudar a prevenir catástrofes naturais e auxiliar na produção agrícola, por exemplo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Pergunte aos alunos o que entendem por previsão do tempo e por que ela é importante. Mostre que temperatura, a pressão atmosférica e a umidade são algumas das variáveis mais importantes na previsão do tempo. Se possível utilize exemplos práticos, como um termômetro, ou traga imagens para mostrar os instrumentos utilizados.

  2. Etapa 2 - Apresentação do problema

    O professor deve apresentar um problema relacionado à previsão do tempo, como, por exemplo: "Como podemos prever se haverá chuva ou sol no próximo fim de semana?".

  3. Etapa 3 - Formação de grupos

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos para pesquisarem o problema apresentado.

  4. Etapa 4 - Geração de hipóteses

    Os grupos devem discutir e gerar hipóteses para resolver o problema apresentado pelo professor. Eles devem anotar todas as ideias em um diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos devem escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentar para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Peça para todos os grupos apresentarem a alternativa proposta e estimule uma discussão sobre a melhor solução escolhida.

    7\. Fechamento:

    Encerre a aula reforçando a importância da previsão do tempo e resumindo as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.


Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Desenvolver a habilidade de pensar criativamente e gerar alternativas para resolver problemas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade das ideias apresentadas pelos grupos no diário de bordo.
  • Qualidade da solução escolhida pelo grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o problema e as variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as alternativas apresentadas pelos grupos.
  • Fornecer feedback construtivo para os grupos durante a apresentação das soluções.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e da discussão em grupo.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Anotar todas as ideias no diário de bordo e apresentar a solução escolhida pelo grupo.