Aula sobre Previsao Do Tempo
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A previsão do tempo estuda as condições atmosféricas e as mudanças climáticas. É uma área de grande importância, pois pode ajudar a prevenir catástrofes naturais e auxiliar na produção agrícola, por exemplo.
Etapa 1 - Introdução
Pergunte aos alunos o que entendem por previsão do tempo e por que ela é importante. Mostre que temperatura, a pressão atmosférica e a umidade são algumas das variáveis mais importantes na previsão do tempo. Se possível utilize exemplos práticos, como um termômetro, ou traga imagens para mostrar os instrumentos utilizados.Etapa 2 - Apresentação do problema
O professor deve apresentar um problema relacionado à previsão do tempo, como, por exemplo: "Como podemos prever se haverá chuva ou sol no próximo fim de semana?".Etapa 3 - Formação de grupos
Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos para pesquisarem o problema apresentado.Etapa 4 - Geração de hipóteses
Os grupos devem discutir e gerar hipóteses para resolver o problema apresentado pelo professor. Eles devem anotar todas as ideias em um diário de bordo.Etapa 5 - Solução
Os grupos devem escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentar para a turma.Etapa 6 - Discussão em grupo
Peça para todos os grupos apresentarem a alternativa proposta e estimule uma discussão sobre a melhor solução escolhida.7\. Fechamento:
Encerre a aula reforçando a importância da previsão do tempo e resumindo as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Desenvolver a habilidade de pensar criativamente e gerar alternativas para resolver problemas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade das ideias apresentadas pelos grupos no diário de bordo.
- Qualidade da solução escolhida pelo grupo.
Ações do professor
- Explicar claramente o problema e as variáveis envolvidas na previsão do tempo.
- Conduzir a discussão em grupo sobre as alternativas apresentadas pelos grupos.
- Fornecer feedback construtivo para os grupos durante a apresentação das soluções.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula e da discussão em grupo.
- Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
- Anotar todas as ideias no diário de bordo e apresentar a solução escolhida pelo grupo.