Aula sobre Previsao Do Tempo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A previsão do tempo é uma ferramenta importante para nos prepararmos para as condições climáticas que enfrentaremos. É comum ouvirmos previsões na televisão, rádio ou internet, mas você sabe como elas são feitas? Nesta aula, vamos aprender sobre as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas. Vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template de design sprint, com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Assim, os estudantes poderão desenvolver habilidades importantes, como a criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá introduzir o tema da aula e explicar a metodologia Design Sprint. Os alunos serão divididos em grupos e receberão um kit com materiais para a atividade.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os grupos deverão pesquisar sobre as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo, tais como pressão atmosférica, temperatura, umidade do ar, ventos e precipitação. Eles poderão utilizar livros, internet ou outros recursos disponíveis.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os grupos deverão criar um esboço de como seria um equipamento que pudesse medir as variáveis estudadas na etapa anterior. Eles deverão desenhar, anotar ideias e discutir em grupo.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo deverá escolher uma das ideias esboçadas e justificar a escolha. Eles deverão apresentar para a turma e receber feedbacks dos colegas e do professor.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com base na ideia escolhida, os grupos deverão criar um protótipo do equipamento utilizando os materiais disponíveis. Eles deverão testar e ajustar o protótipo até que ele seja capaz de medir as variáveis escolhidas.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos deverão apresentar o protótipo para a turma e realizar testes para medir as variáveis escolhidas. Eles deverão discutir os resultados e pensar em possíveis melhorias para o equipamento.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma discussão em grupo sobre as principais aprendizagens da aula e como elas podem ser aplicadas no cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e a resolução de problemas.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do protótipo criado pelos grupos.
  • Capacidade de análise e interpretação dos resultados obtidos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia Design Sprint.
  • Orientar os grupos durante as atividades propostas.
  • Conduzir a discussão em grupo sobre as principais aprendizagens da aula.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Criar um esboço de como seria um equipamento que pudesse medir as variáveis estudadas.
  • Criar um protótipo do equipamento e realizar testes para medir as variáveis escolhidas.