Aula sobre Previsao Do Tempo

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A previsão do tempo é um tema muito importante em nosso cotidiano, pois nos ajuda a nos preparar para as condições climáticas que enfrentaremos ao longo do dia ou da semana. Além disso, a previsão do tempo também é fundamental para a agricultura, para o transporte aéreo e marítimo, e para a prevenção de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e como elas podem ser medidas. Para isso, serão utilizadas metodologias ativas e o Ensino Híbrido, que permitirão aos alunos serem protagonistas de sua própria aprendizagem.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências com previsão do tempo, como eles costumam se preparar para as condições climáticas, e o que eles acham que é necessário para fazer uma boa previsão do tempo.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Façauma breve apresentação sobre as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo, como temperatura, pressão atmosférica, umidade relativa do ar, ventos e nebulosidade. Serão utilizados vídeos e imagens para exemplificar cada uma dessas variáveis.

  3. Etapa 3 - Simulação

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá um conjunto de dados sobre as variáveis do tempo em uma determinada região. Eles deverão analisar esses dados e fazer uma previsão do tempo para os próximos dias. Para isso, deverão utilizar sites de previsão do tempo e comparar suas previsões com as previsões desses sites.

  4. Etapa 4 - Check-out

    Os alunos apresentarão suas previsões do tempo para a turma e discutirão os resultados obtidos. Faça uma síntese das principais ideias discutidas e reforce a importância de cada variável na previsão do tempo.

  5. Etapa 5 - Registro de aprendizagem

    Os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Este template poderá ser utilizado em outras aulas para registrar o aprendizado dos alunos.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Os alunos poderão ser convidados a fazer uma pesquisa sobre a importância da previsão do tempo em diferentes setores da sociedade, como agricultura, transporte e turismo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Estimular a capacidade de análise e interpretação de dados.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em sua própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Qualidade da análise e interpretação dos dados pelos alunos.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Uso adequado do template de registro de aprendizagem.
  • Envolvimento e interesse dos alunos no tema.

Ações do professor

  • Apresentar de forma clara e didática as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Orientar os alunos na análise e interpretação dos dados.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Acompanhar e avaliar o desempenho dos alunos.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Analisar e interpretar os dados fornecidos de forma crítica.
  • Utilizar o template de registro de aprendizagem de forma adequada.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Demonstrar interesse e engajamento no tema.