Aula sobre Previsao Do Tempo

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A previsão do tempo é um assunto importante e presente no cotidiano das pessoas. Saber como ela é feita e quais são as variáveis envolvidas pode ajudar a entender melhor as mudanças climáticas e se preparar para as condições meteorológicas. Nesta aula, os alunos irão aprender as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do estudo de caso

    O professor deve apresentar aos alunos um estudo de caso sobre uma cidade que está se preparando para um grande evento ao ar livre, como, por exemplo, festivais de música. Procure notícias de algum grande evento que já aconteceu em sua cidade para ser o estudo de caso. O objetivo é prever as condições climáticas durante a realização do evento.

  2. Etapa 2 - Identificação das variáveis

    Os alunos devem identificar as principais variáveis que influenciam a previsão do tempo, como temperatura, pressão atmosférica, umidade, vento, entre outras. Forneça uma lista de variáveis possíveis e peça aos alunos que escolham as mais relevantes para o estudo de caso.

  3. Etapa 3 - Simulação de medições

    Os alunos devem propor a medição ideal das variáveis escolhidas para que o tempo seja agradável ao evento do estudo de caso.

  4. Etapa 4 - Registro das medições

    Os alunos devem registrar as medições em um template de infográfico que contém as lacunas a serem preenchidas. Forneça o modelo do infográfico disponível no material de apoio ou peça que os alunos criem o próprio.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Em grupo, os alunos devem analisar os dados propostos e discutir como eles podem ser utilizados para prever as condições climáticas durante o evento.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Os alunos devem apresentar os resultados da previsão do tempo em formato de infográfico para a turma. Eles devem, também, explicar porque a variável escolhida é importante para a previsão do tempo. Incentive a participação de todos os alunos na discussão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta das variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Precisão e clareza na simulação e registro das medições.
  • Criatividade e originalidade na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Apresentar o estudo de caso e fornecer informações sobre as variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Orientar os alunos na simulação e registro das medições.
  • Estimular a discussão
  • Avaliar os resultados e fornecer feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Identificar as variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Simular e registrar as medições utilizando recursos analógicos.
  • Analisar os dados obtidos e fazer a previsão do tempo.
  • Criar um infográfico para apresentar os resultados.