Aula sobre Previsao Do Tempo

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A previsão do tempo é uma área que estuda as interações de variáveis climáticas em um determinado período. A previsão do tempo é importante para que as pessoas possam se preparar adequadamente para as condições climáticas, como chuva, sol, vento e temperaturas. Nesta aula, os alunos aprenderão a identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema sobre previsão do tempo e explique sua importância. Os alunos devem ser incentivados a compartilhar suas experiências pessoais relacionadas ao clima. Faça perguntas para estimular a discussão, como "O que vocês fazem quando sabem que vai chover?" ou "Como o clima afeta suas atividades diárias?".

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Estação 1:

    Na primeira estação, os alunos devem aprender sobre os instrumentos usados para medir o clima, como termômetros, barômetros e anemômetros. Use exemplos práticos, como mostrar um termômetro, ou a imagem de um, e pedir que os alunos o leiam.

    Estação 2:

    Na segunda estação, os alunos devem aprender sobre as variáveis ​​envolvidas na previsão do tempo, como temperatura, pressão atmosférica e umidade. É possível utilizar exemplos práticos, como mostrar um mapa meteorológico e explicar como as diferentes variáveis ​​são representadas.

    Estação 3:

    Na terceira estação, os alunos devem aprender sobre padrões climáticos e como eles afetam a previsão do tempo. Utilize exemplos práticos, por exemplo, como as mudanças na temperatura do oceano podem afetar o clima em diferentes partes do mundo.


  3. Etapa 3 - Mão na massa

    Após passarem por todas as estações, os alunos devem aplicar o que aprenderam criando uma previsão do tempo para uma cidade fictícia. Eles devem usar os instrumentos e variáveis ​​que aprenderam para criar sua previsão. O professor deve incentivar os alunos a trabalharem em grupo e a discutirem suas previsões.

  4. Etapa 4 - Discussão

    Na discussão final, o professor deve pedir que os alunos compartilhem suas previsões do tempo e discutam como eles chegaram a essas conclusões. O professor deve fazer perguntas para estimular a discussão, como "Por que vocês acham que a temperatura afeta a previsão do tempo?" ou "Como as mudanças climáticas afetam a previsão do tempo?".

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. O professor deve fazer comentários sobre o desempenho dos alunos e identificar oportunidades de melhoria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de observação e registro de dados
  • Estimular a colaboração em grupo e a discussão
  • Aplicar conceitos de previsão do tempo em situações práticas

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as estações
  • Precisão das previsões do tempo
  • Capacidade de aplicar conceitos de previsão do tempo

Ações do professor

  • Estimular a discussão e a colaboração em grupo
  • Fornecer exemplos práticos para ajudar os alunos a entender os conceitos
  • Avaliar o desempenho dos alunos usando o template de Dinâmica dos 3 Qs

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todas as estações
  • Registrar suas observações no template de Dinâmica dos 3 Qs
  • Trabalhar em grupo para criar previsões do tempo