Aula sobre Previsao Do Tempo
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema sobre previsão do tempo e explique sua importância. Os alunos devem ser incentivados a compartilhar suas experiências pessoais relacionadas ao clima. Faça perguntas para estimular a discussão, como "O que vocês fazem quando sabem que vai chover?" ou "Como o clima afeta suas atividades diárias?".Etapa 2 - Rotação por estações
Estação 1:Na primeira estação, os alunos devem aprender sobre os instrumentos usados para medir o clima, como termômetros, barômetros e anemômetros. Use exemplos práticos, como mostrar um termômetro, ou a imagem de um, e pedir que os alunos o leiam.
Estação 2:
Na segunda estação, os alunos devem aprender sobre as variáveis envolvidas na previsão do tempo, como temperatura, pressão atmosférica e umidade. É possível utilizar exemplos práticos, como mostrar um mapa meteorológico e explicar como as diferentes variáveis são representadas.
Estação 3:
Na terceira estação, os alunos devem aprender sobre padrões climáticos e como eles afetam a previsão do tempo. Utilize exemplos práticos, por exemplo, como as mudanças na temperatura do oceano podem afetar o clima em diferentes partes do mundo.
Etapa 3 - Mão na massa
Após passarem por todas as estações, os alunos devem aplicar o que aprenderam criando uma previsão do tempo para uma cidade fictícia. Eles devem usar os instrumentos e variáveis que aprenderam para criar sua previsão. O professor deve incentivar os alunos a trabalharem em grupo e a discutirem suas previsões.Etapa 4 - Discussão
Na discussão final, o professor deve pedir que os alunos compartilhem suas previsões do tempo e discutam como eles chegaram a essas conclusões. O professor deve fazer perguntas para estimular a discussão, como "Por que vocês acham que a temperatura afeta a previsão do tempo?" ou "Como as mudanças climáticas afetam a previsão do tempo?".Etapa 5 - Avaliação
Os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. O professor deve fazer comentários sobre o desempenho dos alunos e identificar oportunidades de melhoria.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de observação e registro de dados
- Estimular a colaboração em grupo e a discussão
- Aplicar conceitos de previsão do tempo em situações práticas
Critérios de avaliação
- Participação ativa em todas as estações
- Precisão das previsões do tempo
- Capacidade de aplicar conceitos de previsão do tempo
Ações do professor
- Estimular a discussão e a colaboração em grupo
- Fornecer exemplos práticos para ajudar os alunos a entender os conceitos
- Avaliar o desempenho dos alunos usando o template de Dinâmica dos 3 Qs
Ações do aluno
- Participar ativamente em todas as estações
- Registrar suas observações no template de Dinâmica dos 3 Qs
- Trabalhar em grupo para criar previsões do tempo