Aula sobre Previsao Do Tempo

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Compreender quais são as variáveis que impactam o tempo é importante para nosso cotidiano, e tornam a previsão do tempo um importante instrumento para o ser humano. Dê exemplos de como as pessoas se preparam para o tempo, como usar guarda-chuvas, roupas de frio ou protetor solar. Explique, também, a importância da previsão do tempo para a agricultura, o turismo, a aviação e as atividades cotidianas.

  1. Etapa 1 - Preparação

    O professor deve preparar uma lista de perguntas e respostas sobre o tema da previsão do tempo. As perguntas devem ser simples e diretas, como "O que é previsão do tempo?" ou "Quais são os principais instrumentos usados na previsão do tempo?". As respostas devem estar em pequenos cartões ou folhas de papel.

  2. Etapa 2 - Introdução

    O professor deve apresentar o tema da aula e explicar a metodologia a ser utilizada. Explique que os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  3. Etapa 3 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos devem pesquisar sobre o tema da aula em casa, utilizando livros, enciclopédias ou outras fontes que possuam. Eles devem anotar as principais informações e preparar perguntas para a próxima etapa.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula, o professor deve distribuir os cartões com as perguntas e respostas para os alunos. Os alunos devem ler as perguntas em voz alta e responder em conjunto. O professor deve incentivar a discussão e a troca de ideias entre os alunos.

  5. Etapa 5 - Simulação

    Proponha uma simulação de previsão do tempo para o dia. Os alunos devem utilizar instrumentos para medir a temperatura, a umidade, a pressão atmosférica e outros fatores que influenciam o clima. Eles devem registrar as informações em tabelas ou gráficos. Caso não haja os instrumentos necessários, você pode mostrar que essas informações estão disponíveis na _internet_.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Os alunos devem discutir os resultados da simulação e compará-los com as previsões meteorológicas feitas pelos profissionais, disponíveis na internet ou em jornais. Incentiva a reflexão sobre a importância da precisão das informações e o impacto na vida das pessoas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Utilize os critérios de avaliação para avaliar a participação dos alunos e a compreensão do tema. Após a dinâmica, faça uma conclusão resumindo os principais pontos abordados pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a reflexão sobre a importância da precisão das informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na dinâmica dos 3 Qs.
  • Utilização adequada dos instrumentos na simulação.
  • Compreensão do tema e participação na discussão.

Ações do professor

  • Preparar a lista de perguntas e respostas.
  • Incentivar a discussão e a troca de ideias entre os alunos.
  • Propor a simulação e a discussão dos resultados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em casa.
  • Participar ativamente da dinâmica dos 3 Qs.
  • Registrar as informações da simulação e participar da discussão.