Primeira Lei de Mendel - parte 2
Nesta aula de Ciências vamos entender a Primeira Lei de Mendel. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se! 😃
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
A primeira Lei de Mendel diz que:
Atividade completaA)
Os fatores pra duas ou mais características se distribuem independentemente na formação dos gametas.B) Cada característica é condicionada por dois fatores que se separam na formação dos gametas.
C) Cada característica é condicionada por dois fatores que não se separam na formação dos gametas.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Modelo de Debate Crítico (MDC):
Apresente aos alunos um breve histórico sobre a vida e obra de Gregor Mendel, destacando a importância de suas descobertas para a genética e a biologia. Em seguida, retome os principais conceitos da Primeira Lei de Mendel, como fatores hereditários, segregação, gametas e fecundação.Atividade completa4. Ensino Híbrido:
Antes de iniciar a aula, é importante relembrar os conceitos abordados na parte 1 da Lei de Mendel, como a definição de fatores hereditários, a segregação e a formação de gametas. Além disso, é interessante trazer exemplos práticos de transmissão de características hereditárias em diferentes organismos, como a cor dos olhos em humanos e a cor das flores em plantas.Atividade completa5. Gamificação:
Inicie a aula explicando que a Primeira Lei de Mendel trata da hereditariedade e explicação da transmissão de características genéticas. Apresente aos alunos exemplos de como as características são transmitidas de geração em geração, como a cor dos olhos, altura, cor do cabelo, entre outras.Atividade completaObjetivo
Desenvolver a habilidade dos alunos em "Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.".
6. Aprendizagem Baseada em Problemas:
Nesta aula, serão trabalhados conceitos relacionados à Primeira Lei de Mendel. Explique o conceito relacionado a herança genética bem como os fatores que determinam as características dos seres vivos, dê exemplos práticos e observáveis como a cor dos olhos ou dos cabelos de um ser humano, por exemplo. Ao final auxilie os alunos na construção do conhecimento e o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Atividade completa7. Aprendizagem Entre Pares:
Antes de iniciar a aula, é importante relembrar os conceitos abordados na parte 1 da Lei de Mendel, como a definição de fatores hereditários, a segregação e a formação de gametas. Além disso, é interessante trazer exemplos práticos de transmissão de características hereditárias em diferentes organismos, como a cor dos olhos em humanos e a cor das flores em plantas.Atividade completa8. Sala de Aula Invertida:
Inicie a aula fazendo uma retomada sobre a Primeira Lei de Mendel, apresente exemplos práticos e contextualizando a importância do estudo da hereditariedade. Um bom exemplo para esta aula é utilizar o exemplo da cor dos olhos, mostrando como essa característica é transmitida de geração em geração.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: