Aula sobre Primeira Lei De Mendel Parte 2

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Nesta aula, serão trabalhados conceitos relacionados à Primeira Lei de Mendel. Explique o conceito relacionado a herança genética bem como os fatores que determinam as características dos seres vivos, dê exemplos práticos e observáveis como a cor dos olhos ou dos cabelos de um ser humano, por exemplo. Ao final auxilie os alunos na construção do conhecimento e o modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualize o assunto para os alunos, explicando a importância da Primeira Lei de Mendel na compreensão da herança genética e das características dos seres vivos. Utilize recursos visuais como vídeos se necessário e faça os alunos associarem suas características com as de outros membros da família, por exemplo.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Apresente o seguinte problema relacionado à Primeira Lei de Mendel, por exemplo, "Como as características hereditárias são transmitidas de uma geração para outra?"

  3. Etapa 3 - Organização dos grupos

    Ajude os alunos a se organizarem em grupos de 3 a 5 pessoas para discutir o problema apresentado.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os grupos devem realizar uma pesquisa sobre a Primeira Lei de Mendel, utilizando livros, enciclopédias, e outros recursos analógicos disponíveis na sala de aula.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve discutir as informações obtidas na pesquisa e elaborar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar o seu modelo de Dinâmica dos 3 Qs para a turma, explicando as informações mais relevantes e as dificuldades encontradas na pesquisa.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos na pesquisa, na discussão em grupo e na apresentação, utilizando os critérios de avaliação definidos previamente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade.
  • Estimular a pesquisa e a construção do conhecimento pelos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação na pesquisa e na discussão em grupo.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs elaborado pelo grupo.
  • Qualidade da apresentação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto para os alunos.
  • Apresentar o problema a ser discutido em grupo.
  • Avaliar a participação dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre a Primeira Lei de Mendel.
  • Discutir as informações obtidas em grupo.
  • Elaborar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.