Aula sobre Primeira Lei De Mendel Parte 2

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Antes de iniciar a aula, é importante relembrar os conceitos abordados na parte 1 da Lei de Mendel, como a definição de fatores hereditários, a segregação e a formação de gametas. Além disso, é interessante trazer exemplos práticos de transmissão de características hereditárias em diferentes organismos, como a cor dos olhos em humanos e a cor das flores em plantas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos se eles se lembram da aula anterior sobre a Primeira Lei de Mendel e faça uma breve revisão dos conceitos abordados. Em seguida, explique que a atividade de hoje será baseada na criação de um mapa conceitual para aprofundar o entendimento sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos e explique que cada grupo será responsável por criar um mapa conceitual sobre a Primeira Lei de Mendel.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Entregue uma folha de papel sulfite grande para cada grupo e explique que a ideia central do mapa conceitual será "Primeira Lei de Mendel". Em seguida, peça para que os alunos criem no mínimo 6 sub-ideias relacionadas ao tema e as escrevam em círculos menores ao redor da ideia central. Por fim, peça para que eles criem mais 6 sub-ideias relacionadas a cada uma dassub-ideias anteriores e as escrevam em círculos ainda menores.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a criação do mapa conceitual, peça para que os grupos discutam em conjunto o que cada sub-ideia significa e como ela se relaciona com a ideia central. Os alunos podem utilizar livros didáticos ou outras fontes de pesquisa para ajudá-los nessa tarefa.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Após da discussão em grupo, peça para que cada grupo apresente o seu mapa conceitual para a turma. Os alunos podem utilizar cartazes para expor seus mapas ou apresentá-los oralmente.

  6. Etapa 6 - Debates em sala

    Após as apresentações, promova debates em sala de aula sobre as diferentes sub-ideias apresentadas pelos grupos e como eles se relacionam com a Primeira Lei de Mendel.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Forneça feedbacks construtivos sobre os mapas desenvolvidos e peça para realizarem uma autoavaliação, justificando o porquê da escolha da nota.

    Dicas: Para esta aula você poderá indicar modelos como o exemplificado abaixo.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Compreender o conceito de mapa conceitual como uma ferramenta para organizar informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual, com ideias centrais claras e sub-ideias bem relacionadas.
  • Habilidade dos alunos em explicar as sub-ideias e suas relações com a Primeira Lei de Mendel.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a discussão em grupo e em sala de aula.
  • Estimular a participação de todos os alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do mapa conceitual.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e em sala de aula.
  • Utilizar fontes de pesquisa para aprofundar o entendimento sobre o tema.