Aula sobre Primeira Lei De Mendel Parte 2
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
Antes de iniciar a aula, é importante relembrar os conceitos abordados na parte 1 da Lei de Mendel, como a definição de fatores hereditários, a segregação e a formação de gametas. Além disso, é interessante trazer exemplos práticos de transmissão de características hereditárias em diferentes organismos, como a cor dos olhos em humanos e a cor das flores em plantas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles se lembram da aula anterior sobre a Primeira Lei de Mendel e faça uma breve revisão dos conceitos abordados. Em seguida, explique que a atividade de hoje será baseada na criação de um mapa conceitual para aprofundar o entendimento sobre o tema.Etapa 2 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de 3 a 4 alunos e explique que cada grupo será responsável por criar um mapa conceitual sobre a Primeira Lei de Mendel.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Entregue uma folha de papel sulfite grande para cada grupo e explique que a ideia central do mapa conceitual será "Primeira Lei de Mendel". Em seguida, peça para que os alunos criem no mínimo 6 sub-ideias relacionadas ao tema e as escrevam em círculos menores ao redor da ideia central. Por fim, peça para que eles criem mais 6 sub-ideias relacionadas a cada uma dassub-ideias anteriores e as escrevam em círculos ainda menores.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após a criação do mapa conceitual, peça para que os grupos discutam em conjunto o que cada sub-ideia significa e como ela se relaciona com a ideia central. Os alunos podem utilizar livros didáticos ou outras fontes de pesquisa para ajudá-los nessa tarefa.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Após da discussão em grupo, peça para que cada grupo apresente o seu mapa conceitual para a turma. Os alunos podem utilizar cartazes para expor seus mapas ou apresentá-los oralmente.Etapa 6 - Debates em sala
Após as apresentações, promova debates em sala de aula sobre as diferentes sub-ideias apresentadas pelos grupos e como eles se relacionam com a Primeira Lei de Mendel.Etapa 7 - Avaliação
Forneça feedbacks construtivos sobre os mapas desenvolvidos e peça para realizarem uma autoavaliação, justificando o porquê da escolha da nota.Dicas: Para esta aula você poderá indicar modelos como o exemplificado abaixo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
- Compreender o conceito de mapa conceitual como uma ferramenta para organizar informações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual, com ideias centrais claras e sub-ideias bem relacionadas.
- Habilidade dos alunos em explicar as sub-ideias e suas relações com a Primeira Lei de Mendel.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a discussão em grupo e em sala de aula.
- Estimular a participação de todos os alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe na criação do mapa conceitual.
- Participar ativamente da discussão em grupo e em sala de aula.
- Utilizar fontes de pesquisa para aprofundar o entendimento sobre o tema.