Aula sobre Primeira Lei De Mendel Parte 2
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Antes de iniciar a aula, é importante relembrar os conceitos abordados na parte 1 da Lei de Mendel, como a definição de fatores hereditários, a segregação e a formação de gametas. Além disso, é interessante trazer exemplos práticos de transmissão de características hereditárias em diferentes organismos, como a cor dos olhos em humanos e a cor das flores em plantas.
Etapa 1 - Check-in
No início da aula, proponha uma atividade que envolva a participação dos alunos, como uma roda de conversa sobre as características físicas que eles herdaram de seus pais ou avós. Essa atividade pretende despertar o interesse dos alunos para o tema.Etapa 2 - Apresentação do Diário de Bordo
Apresente o modelo de registro de aprendizagem que os alunos irão utilizar durante a aula. O modelo deve conter os campos de Check-in e Check-out, além de espaço para anotações e ilustrações.Etapa 3 - Exposição do tema
O professor deve explicar de forma clara e objetiva os conceitos de fecundação e transmissão de características hereditárias. É importante utilizar exemplos práticos e ilustrações para facilitar o entendimento dos alunos.Etapa 4 - Atividade em grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um organismo para analisar a transmissão de características hereditárias, como a cor das flores em plantas ou a cor dos pelos em animais. Cada grupo deve preencher o diário de bordo com as informações obtidas.Etapa 5 - Check-out
Após a conclusão da atividade em grupo, os alunos devem preencher o campo de Check-out do diário de bordo, registrando o que aprenderam durante a aula.Etapa 6 - Avaliação
O professor deve avaliar a participação dos alunos durante a atividade em grupo e a qualidade das informações registradas no diário de bordo. Os critérios de avaliação podem incluir a capacidade de trabalhar em grupo, a precisão das informações registradas e a criatividade na apresentação dos resultados.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os conceitos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema em casa.Dica: Para esta aula você pode sugerir o modelo abaixo para a elaboração do diário de bordo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade.
- Estimular a participação dos alunos em atividades em grupo.
- Incentivar a criatividade e o interesse dos alunos pelo tema.
Critérios de avaliação
- Capacidade de trabalhar em grupo.
- Precisão das informações registradas no template.
- Criatividade na apresentação dos resultados.
Ações do professor
- Apresentar o template de registro de aprendizagem.
- Explicar de forma clara e objetiva os conceitos de fecundação e transmissão de características hereditárias.
- Avaliar a participação dos alunos durante a atividade em grupo e a qualidade das informações registradas no template.
Ações do aluno
- Participar da roda de conversa sobre as características físicas herdadas.
- Trabalhar em grupo na atividade proposta.
- Preencher o template de registro de aprendizagem com informações precisas e criativas.