Aula sobre Primeira Lei De Mendel Parte 2

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula explicando que a Primeira Lei de Mendel trata da hereditariedade e explicação da transmissão de características genéticas. Apresente aos alunos exemplos de como as características são transmitidas de geração em geração, como a cor dos olhos, altura, cor do cabelo, entre outras.

Objetivo

Desenvolver a habilidade dos alunos em "Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.".


  1. Etapa 1 -

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e apresente o objetivo da atividade, que é criar um jogo de tabuleiro sobre a Primeira Lei de Mendel;

  2. Etapa 2 -

    Explique as regras do jogo, que deve ter um dado, totens e cartas de perguntas e ações, otabuleiro deve ter no mínimo 10casas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 -

    Distribua as cartas de perguntas e ações para cada grupo e explique que eles devem criar perguntas que abordem os conceitos da Primeira Lei de Mendel 2 e ações que possam auxiliar ou não (exemplo, volte uma casa) os demais jogadores.

  4. Etapa 4 -

    Os grupos devem criar um tabuleiro com no mínimo 10 casas, sendo que as últimas 2 casas devem ser finais, com perguntas mais difíceis e desafios para os jogadores.

  5. Etapa 5 -

    Cada grupo deve apresentar o jogo criado para a turma e explicar as regras e objetivos.

  6. Etapa 6 -

    Realize o jogo em sala de aula e avalie a participação e desempenho dos alunos.

  7. Etapa 7 -

    Conclua a aula com uma discussão sobre os conceitos abordados no jogo e a importância da Primeira Lei de Mendel para a ciência e a vida cotidiana.

    Dica: Busque na internet outros exemplos de jogos desenvolvidos por alunos para estimular o desenvolvimento dos grupos. Você também poderá utilizar o modelo abaixo como exemplo deixando o tabuleiro a livre interpraração dos alunos.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de criar e inovar;
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe;
  • Estimular a criatividade e a imaginação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no desenvolvimento do jogo;
  • Criatividade e inovação na criação do jogo;
  • Desempenho durante o jogo e respostas corretas às perguntas.

Ações do professor

  • Explicar as regras e objetivos da atividade;
  • Acompanhar o desenvolvimento do jogo pelos alunos;
  • Estimular a criatividade e a inovação.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do jogo;
  • Criar perguntas e ações que abordem os conceitos da Primeira Lei de Mendel;
  • Participar ativamente do jogo e responder corretamente às perguntas.