Aula sobre Primeira Lei De Mendel Parte 2

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Apresente aos alunos um breve histórico sobre a vida e obra de Gregor Mendel, destacando a importância de suas descobertas para a genética e a biologia. Em seguida, retome os principais conceitos da Primeira Lei de Mendel, como fatores hereditários, segregação, gametas e fecundação.

  1. Etapa 1 - Contextualização

    Apresente aos alunos um breve histórico sobre a vida e obra de Gregor Mendel, destacando a importância de suas descobertas para a genética e a biologia. Em seguida, retome os principais conceitos da Primeira Lei de Mendel, como fatores hereditários, segregação, gametas e fecundação.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 ou 5 membros, cada um com um moderador que será escolhido em conjunto.

  3. Etapa 3 - Modelo de avaliação por rubrica

    Cada grupo irá criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os seguintes tópicos: "Não desenvolvido", "Parcialmente Desenvolvido" e "Plenamente Desenvolvido" para avaliar o desempenho dos colegas durante o debate.

  4. Etapa 4 - Preparação para o debate

    Cada grupo deverá escolher um dos subtópicos relacionados à Primeira Lei de Mendel (fatores hereditários, segregação, gametas ou fecundação) e se preparar para o debate.

  5. Etapa 5 - Debate

    Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seus argumentos sobre o subtópico escolhido, seguido por um período de 10 minutos para debate entre os grupos.

  6. Etapa 6 - Avaliação pelos colegas

    Ao final do debate, cada grupo irá avaliar o desempenho dos colegas, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na Etapa 3.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a atividade fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos durante o debate e destacando a importância da Primeira Lei de Mendel para a compreensão da hereditariedade em diferentes organismos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a capacidade de argumentação e persuasão dos alunos.
  • Estimular o trabalho em equipe e a colaboração entre os colegas.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre os conceitos da Primeira Lei de Mendel.

Critérios de avaliação

  • Coerência dos argumentos apresentados pelos alunos.
  • Capacidade de escuta e respeito às opiniões dos colegas.
  • Habilidade em utilizar os conceitos da Primeira Lei de Mendel para resolver problemas.

Ações do professor

  • Auxiliar os alunos na elaboração dos modelos de avaliação por rubrica;
  • Orientar os grupos na preparação para o debate.
  • Mediar o debate, garantindo a participação de todos e a manutenção do respeito mútuo.

Ações do aluno

  • Apresentar argumentos coerentes e fundamentados sobre o subtópico escolhido.
  • Escutar atentamente as opiniões dos colegas e respeitar suas diferenças.
  • Utilizar os conceitos da Primeira Lei de Mendel para fundamentar seus argumentos.