Aula sobre Primeira Lei De Mendel Parte 2
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Inicie a aula fazendo uma retomada sobre a Primeira Lei de Mendel, apresente exemplos práticos e contextualizando a importância do estudo da hereditariedade. Um bom exemplo para esta aula é utilizar o exemplo da cor dos olhos, mostrando como essa característica é transmitida de geração em geração.
Etapa 1 - Preparação
Selecione e disponibilize materiais de apoio para os alunos estudarem em casa, como vídeos ou textos sobre a Primeira Lei de Mendel. Incentive-os a buscar também canais online que tratem sobre o tema.Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos:“Que bom”, “Que pena”, “Que tal?”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Reúna os alunos em grupos para discutir o material estudado e preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 4 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar os resultados da discussão em grupo e do preenchimento do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.Etapa 5 - Aprofundamento do tema
Aprofunde o tema da Primeira Lei de Mendel, apresentando exemplos práticos como por exemplo a seleção de ervilhas feitas pelo cientista e como seus estudos ajudaram a compreender os fatores hereditários bem como auxiliam até hoje na produção de alimentos.Etapa 6 - Atividade prática
Os alunos devem realizar uma atividade prática, como a montagem de um jogo ou a criação de um diagrama para representar a transmissão de características hereditárias.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos alunos na atividade prática e no preenchimento do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos;
- Estimular a criatividade e a inovação.
Critérios de avaliação
- Participação na discussão em grupo;
- Clareza e objetividade na apresentação dos resultados;
- Criatividade e inovação na atividade prática.
Ações do professor
- Avaliar o desempenho dos alunos;
- Dar feedbacks individuais aos alunos.
Ações do aluno
- Realizar a atividade prática proposta.
- Discutir em grupo o material estudado;
- Preencher o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.