Aula sobre Primeira Lei De Mendel
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A Primeira Lei de Mendel é considerada a base da genética moderna. Ela estabelece que cada característica é determinada por um par de fatores hereditários, que se separam na formação dos gametas, transmitidos de forma aleatória para a próxima geração. Para que os alunos possam compreender essa lei, é importante entenderem os conceitos de gametas, fecundação, segregação e fatores hereditários.
Sala de Aula invertida
Etapa 1 - Apresentação do problema
Apresente aos alunos o problema: "Como explicar a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos, considerando as ideias de Mendel sobre hereditariedade?"Etapa 2 - Formação de grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.Etapa 3 - Pesquisa
Peça aos grupos que realizem uma pesquisa sobre a Primeira Lei de Mendel, utilizando livros e materiais didáticos disponíveis na sala de aula.Etapa 4 - Criação do modelo
Cada grupo deve criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos "Que bom", "Que pena", "Que tal?", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os grupos devem discutir em conjunto as ideias de Mendel sobre hereditariedade e criar exemplos práticos para ilustrar a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.Etapa 6 - Apresentação oral
Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma, utilizando o modelo criado na Etapa 4.Etapa 7 - Avaliação
Ao final da atividade, peça aos alunos que avaliem a atividade utilizando o modelo criado na Etapa 4.Dicas: Para ajudar na dinâmica da aula, utilize o modelo dos 3Qs proposto na imagem abaixo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade.
- Estimular a pesquisa e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a habilidade de criar exemplos práticos para ilustrar conceitos científicos.
Critérios de avaliação
- Participação na pesquisa e na discussão em grupo.
- Qualidade da apresentação e dos exemplos práticos criados.
- Utilização adequada do modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.
Ações do professor
- Apresentar o problema e orientar os alunos na pesquisa.
- Estimular a discussão em grupo e a criação de exemplos práticos.
- Avaliar a participação dos alunos e a qualidade das apresentações.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa e discutir em grupo as ideias de Mendel.
- Criar exemplos práticos para ilustrar conceitos científicos.
- Utilizar adequadamente o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliação da atividade.