Aula sobre Primeira Lei De Mendel

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A primeira lei de Mendel é um dos conceitos mais importantes da genética moderna e é fundamental para entender como as características são transmitidas de uma geração para outra. Este tema pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, desde a seleção artificial de animais até a escolha de um parceiro para ter filhos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os princípios da primeira lei de Mendel e como eles se aplicam em diferentes organismos, como plantas e animais.

Aprendizagem Baseada em Projetos


  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula perguntando aos alunos o que eles sabem sobre hereditariedade e como as características são transmitidas de uma geração para outra. Em seguida, apresente o conceito de primeira lei de Mendel e como ele se aplica em diferentes organismos.

  2. Etapa 2 - Diário de bordo

    Os alunos serão divididos em grupos e receberão um diário de bordo. O diário de bordo conterá três campos: Problema, Geração de Alternativas e Solução. Os grupos deverão preencher cada campo com informações relevantes sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos deverão realizar pesquisas sobre a primeira lei de Mendel e como ela se aplica em diferentes organismos. Os alunos poderão usar livros, artigos científicos e sites confiáveis para obter informações.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos deverão discutir as informações coletadas e apresentar suas conclusões para a turma. Medie a discussão e ajude os alunos a entender como a primeira lei de Mendel se aplica em diferentes organismos.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente a turma exemplos práticos sobre como a primeira lei de Mendel se aplica em diferentes organismos, como a seleção artificial de animais e a escolha de um parceiro para ter filhos.

  6. Etapa 6 - Discussão em sala de aula

    Os alunos deverão discutir em sala de aula como a primeira lei de Mendel se aplica em diferentes organismos e como isso pode servir para entender a hereditariedade.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e incentive os alunos a continuarem estudando sobre a primeira lei de Mendel e outros conceitos relacionados à genética.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na aula.
  • Qualidade do diário de bordo.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos.
  • Qualidade da apresentação dos grupos.
  • Compreensão do conceito de primeira lei de Mendel e como ele se aplica em diferentes organismos.

Ações do professor

  • Mediar a discussão em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Realizar a pesquisa de forma responsável.
  • Preencher o diário de bordo com informações relevantes.
  • Apresentar as conclusões do grupo de forma clara e objetiva.
  • Discutir em grupo e em sala de aula sobre o tema.