Aula sobre Primeira Lei De Mendel

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Antes de iniciar a aula, faça uma introdução sobre o assunto e explique a importância da Primeira Lei de Mendel na compreensão da hereditariedade. Utilize exemplos práticos de características hereditárias em diferentes organismos para ilustrar a importância do tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explicar os conceitos básicos da Primeira Lei de Mendel.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos para discutir o tema e identificar exemplos práticos de características hereditárias em diferentes organismos.

  3. Etapa 3 - Construção do modelo de avaliação por pares

    Os alunos irão construir o modelo de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar os exemplos práticos de características hereditárias que identificaram durante a discussão em grupo.

  5. Etapa 5 - Avaliação por pares

    Cada grupo irá avaliar o desempenho dos outros grupos utilizando o modelo de avaliação por pares construído na Etapa 3.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo sobre as avaliações

    Os grupos irão discutir as avaliações recebidas e identificar pontos de melhoria.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça a conclusão da aula reforçando os conceitos aprendidos e identificando pontos de melhoria para a próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discussão em grupo;
  • Identificar exemplos práticos de características hereditárias em diferentes organismos.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral.
  • Desenvolver a habilidade de avaliação por pares.

Critérios de avaliação

  • Participação na discussão em grupo;
  • Identificação de exemplos práticos;
  • Apresentação e comunicação

Ações do professor

  • Dividir os alunos em grupos;
  • Orientar os grupos na discussão do tema;
  • Orientar os alunos na construção do template de avaliação entre pares.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo;
  • Identificar exemplos práticos de características hereditárias em diferentes organismos.
  • Realizar anotações sobre os conceitos apresentados;
  • Preencher o template de avaliação entre apres.