Aula sobre Primeira Lei De Mendel
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A primeira lei de Mendel é um dos principais conceitos da genética com grande importância no entendimento da hereditariedade. Nesta aula, vamos discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade, considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um modelo de design sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Para contextualizar o tema e torná-lo mais próximo do cotidiano dos estudantes, apresente exemplos práticos, como a semelhança física entre pais e filhos, a transmissão de características como cor dos olhos, tipo sanguíneo, altura, entre outras, além de exemplos de animais que também possuem características hereditárias.
Design Sprint
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula apresentando o conceito de hereditariedade e a importância da primeira lei de Mendel. Em seguida, apresente exemplos práticos de transmissão de características hereditárias.Etapa 2 - Esboçar
Divida a turma em grupos e peça para que cada grupo escolha um organismo para estudar, como uma planta ou um animal, e esboce um diagrama que represente a transmissão de características hereditárias desse organismo.Etapa 3 - Decidir
Peça para que cada grupo apresente o seu diagrama e discuta com a turma, as semelhanças e diferenças entre eles. Em seguida, defina em conjunto as características que serão estudadas na próxima etapa.Etapa 4 - Prototipar
Com base nas características definidas na etapa anterior, peça para que os grupos criem um modelo de cruzamento genético, utilizando os conceitos da primeira lei de Mendel.Etapa 5 - Testar
Peça para que cada grupo apresente o seu modelo de cruzamento genético e discuta com a turma, as semelhanças e diferenças entre eles.Etapa 6 - Resolução de problemas
Proponha problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias para que os alunos apliquem os conceitos aprendidos.Etapa 7 - Encerramento
Finalize o tema com um síntese do que foi discutido durante as diferentes etapas, destacando os pontos mais relevantes e respondendo eventuais dúvidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Aplicar a metodologia ativa Design Sprint para tornar a aula mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão dos conceitos apresentados.
- Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de hereditariedade e a importância da primeira lei de Mendel.
- Dividir a turma em grupos e orientá-los na criação do diagrama e do modelo de cruzamento genético.
- Propor problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias para que os alunos apliquem os conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Esboçar o diagrama que representa a transmissão de características hereditárias de um organismo escolhido.
- Criar um modelo de cruzamento genético com base nas características definidas em conjunto com a turma.