Aula sobre Primeira Lei De Mendel
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto. Explique aos alunos que a primeira lei de Mendel é uma das leis mais importantes da genética, que explica como as características são transmitidas de uma geração para outra. Além disso, explique que Mendel foi um cientista que realizou experimentos com ervilhas para chegar a essa descoberta.
Aprendizagem Baseada em Problemas
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com um check-in para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto. Faça perguntas como: "O que vocês sabem sobre a primeira lei de Mendel?" ou "Vocês já ouviram falar sobre hereditariedade?".Etapa 2 - Apresentação do conteúdo
Apresente o conteúdo da primeira lei de Mendel utilizando recursos analógicos, como cartazes, desenhos e explicações verbais. É importante revisar também, os conceitos de fatores hereditários, segregação, gametas e fecundação.Etapa 3 - Exemplo prático
Apresente um exemplo prático para os alunos, como o cruzamento de ervilhas para demonstrar a primeira lei de Mendel. O exemplo pode ser feito com materiais didáticos, como cartolina e papel.Etapa 4 - Check-out
Após a apresentação do conteúdo e do exemplo prático, faça perguntas finais com os alunos para avaliar a compreensão do assunto, tais como: "O que vocês aprenderam sobre a primeira lei de Mendel?" ou "Vocês conseguem explicar como a hereditariedade funciona?".Etapa 5 - Criação do modelo de registro de aprendizagem
Proponha aos alunos a criação de um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out, para que os alunos possam registrar as suas aprendizagens ao longo da aula.Etapa 6 - Trabalho em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos para discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade e resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos. Incentive os grupos a tirar dúvidas.Etapa 7 - Check-out final
Ao final da aula, o professor deve fazer perguntas para avaliar se os objetivos da aula foram alcançados. Faça perguntas como: "Vocês conseguiram resolver os problemas propostos?" ou "Vocês se sentem mais seguros sobre o assunto?".
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade.
- Incentivar a criação de templates de registro de aprendizagem pelos alunos.
- Estimular o trabalho em grupo e a resolução de problemas.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos nas atividades propostas.
- Compreensão do assunto apresentado.
- Habilidade dos alunos em discutir as ideias de Mendel e resolver problemas.
Ações do professor
- Apresentar o conteúdo utilizando recursos analógicos.
- Orientar os grupos de trabalho e tirar dúvidas.
- Fazer check-ins e check-outs para avaliar o conhecimento dos alunos.
Ações do aluno
- Participar das atividades propostas.
- Criar templates de registro de aprendizagem.
- Discutir as ideias de Mendel e resolver problemas em grupo.