Aula sobre Primeira Lei De Mendel

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre Gregor Mendel e sua contribuição para a genética. Em seguida, pode apresentar um breve histórico sobre Mendel e sua importância para a ciência. De forma introdutória, você pode explicar o conceito de hereditariedade e como ela está relacionada às leis de Mendel.

  1. Etapa 1 - Preparação

    No início da aula prepare quatro estações de aprendizagem, cada uma com um experimento diferente relacionado à primeira lei de Mendel. Os alunos serão divididos em grupos e deverão passar por todas as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Na primeira estação, os alunos deverão observar as sementes de ervilha e identificar suas características. Forneça uma tabela para que os alunos registrem suas observações.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Na segunda estação, os alunos deverão realizar cruzamentos entre as sementes de ervilha e registrar os resultados. Forneça um material com as possibilidades de cruzamentos e suas consequências.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Na terceira estação, os alunos deverão analisar os resultados dos cruzamentos e identificar as proporções fenotípicas e genotípicas. Forneça aos alunos uma tabela para que registrem suas observações.

  5. Etapa 5 - Estação 4

    Na quarta estação, os alunos deverão discutir os resultados dos experimentos e relacioná-los às leis de Mendel. Desenvolva juntos aos alunos um roteiro de perguntas para orientar a discussão.

  6. Etapa 6 - Discussão em sala de aula

    Após a realização dos experimentos, os alunos deverão discutir em sala de aula suas observações e conclusões. Ajude a mediar a discussão e reforçar os conceitos apresentados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade;
  • Estimular a observação e registro de características;
  • Desenvolver a habilidade de realizar experimentos e interpretar resultados.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de hereditariedade e leis de Mendel;
  • Observação e registro das características das sementes de ervilha;
  • Realização dos cruzamentos e registro dos resultados;
  • Identificação das proporções fenotípicas e genotípicas;
  • Participação na discussão em sala de aula.

Ações do professor

  • Preparar as estações de aprendizagem;
  • Mediar a discussão em sala de aula;
  • Avaliar os alunos.

Ações do aluno

  • Observar e registrar as características das sementes de ervilha;
  • Realizar os cruzamentos e registrar os resultados;
  • Discutir em grupo e em sala de aula suas observações e conclusões.