Aula sobre Primeira Lei De Mendel
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram falar sobre Gregor Mendel e sua contribuição para a genética. Em seguida, pode apresentar um breve histórico sobre Mendel e sua importância para a ciência. De forma introdutória, você pode explicar o conceito de hereditariedade e como ela está relacionada às leis de Mendel.
Etapa 1 - Preparação
No início da aula prepare quatro estações de aprendizagem, cada uma com um experimento diferente relacionado à primeira lei de Mendel. Os alunos serão divididos em grupos e deverão passar por todas as estações.Etapa 2 - Estação 1
Na primeira estação, os alunos deverão observar as sementes de ervilha e identificar suas características. Forneça uma tabela para que os alunos registrem suas observações.Etapa 3 - Estação 2
Na segunda estação, os alunos deverão realizar cruzamentos entre as sementes de ervilha e registrar os resultados. Forneça um material com as possibilidades de cruzamentos e suas consequências.Etapa 4 - Estação 3
Na terceira estação, os alunos deverão analisar os resultados dos cruzamentos e identificar as proporções fenotípicas e genotípicas. Forneça aos alunos uma tabela para que registrem suas observações.Etapa 5 - Estação 4
Na quarta estação, os alunos deverão discutir os resultados dos experimentos e relacioná-los às leis de Mendel. Desenvolva juntos aos alunos um roteiro de perguntas para orientar a discussão.Etapa 6 - Discussão em sala de aula
Após a realização dos experimentos, os alunos deverão discutir em sala de aula suas observações e conclusões. Ajude a mediar a discussão e reforçar os conceitos apresentados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade;
- Estimular a observação e registro de características;
- Desenvolver a habilidade de realizar experimentos e interpretar resultados.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos de hereditariedade e leis de Mendel;
- Observação e registro das características das sementes de ervilha;
- Realização dos cruzamentos e registro dos resultados;
- Identificação das proporções fenotípicas e genotípicas;
- Participação na discussão em sala de aula.
Ações do professor
- Preparar as estações de aprendizagem;
- Mediar a discussão em sala de aula;
- Avaliar os alunos.
Ações do aluno
- Observar e registrar as características das sementes de ervilha;
- Realizar os cruzamentos e registrar os resultados;
- Discutir em grupo e em sala de aula suas observações e conclusões.