Aula sobre Principais Companhias De Teatro Do Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os alunos aprenderão sobre as principais companhias de teatro do Brasil. O objetivo é que eles reconheçam e apreciem artistas e grupos de teatro brasileiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro. Para isso, utilize a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula. Em seguida, os alunos serão divididos em duplas para a realização da atividade.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Cada dupla deverá criar um mapa conceitual sobre as principais companhias de teatro do Brasil. O mapa deverá conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circule pela sala para auxiliar os alunos.

  3. Etapa 3 - Socialização dos mapas conceituais

    Cada dupla apresentará seu mapa conceitual para a turma. Faça perguntas e comentários sobre cada apresentação.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, a turma discutirá em grupo sobre as principais informações apresentadas pelos mapas conceituais.

  5. Etapa 5 - Produção de um texto coletivo

    A turma deverá produzir um texto coletivo sobre as principais companhias de teatro do Brasil, utilizando as informações discutidas na etapa anterior. Divida a turma em grupos para a produção do texto.

  6. Etapa 6 - Leitura e correção do texto

    O texto coletivo será lido em voz alta pela turma e corrigido.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce os principais pontos trabalhados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros de diferentes épocas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe através da metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Desenvolver a habilidade de produção de texto coletivo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade do texto coletivo produzido.
  • Coerência e clareza das informações apresentadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre as principais companhias de teatro do Brasil.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Produzir um texto coletivo sobre as principais companhias de teatro do Brasil.