Aula sobre Principais Companhias De Teatro Do Brasil

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O objetivo é apresentar aos alunos a riqueza e diversidade do teatro brasileiro, bem como a importância das companhias teatrais na cena cultural do país. Utilize a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. O fanzine será uma forma criativa de apresentar as informações sobre as companhias teatrais e suas contribuições para o teatro brasileiro.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. Serão utilizados exemplos de companhias teatrais brasileiras e a importância delas na cena cultural do país.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá uma lista de companhias teatrais brasileiras para escolher uma para pesquisar.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos terão 40 minutos para pesquisar sobre a companhia escolhida pelo grupo. Eles deverão buscar informações sobre a história da companhia, seus principais espetáculos, seus fundadores e atores mais conhecidos, entre outras informações relevantes.

  4. Etapa 4 - Criação do fanzine

    Com as informações coletadas, os alunos criarão um fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada parte da fanzine deverá abordar um aspecto diferente da companhia escolhida, como sua história, seus principais espetáculos, seus fundadores e atores mais conhecidos, entre outros.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos fanzines

    Cada grupo apresentará seu fanzine para a turma, explicando as informações apresentadas e destacando a importância da companhia teatral escolhida.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos terão um momento para discutir em grupo sobre as diferentes companhias teatrais apresentadas e suas contribuições para o teatro brasileiro.

  7. Etapa 7 - Reflexão individual

    Cada aluno fará uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como a metodologia Cultura Maker contribuiu para seu aprendizado.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação oral.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e na criação da fanzine.
  • Qualidade da apresentação oral da fanzine.
  • Reflexão individual sobre o aprendizado na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo para os alunos.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na pesquisa.
  • Acompanhar e orientar os alunos na criação da fanzine.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na apresentação oral.
  • Promover a reflexão individual sobre o aprendizado na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da pesquisa sobre a companhia teatral escolhida pelo grupo.
  • Criar um fanzine criativa e bem estruturada.
  • Apresentar oralmente a fanzine para a turma de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão em grupo sobre as diferentes companhias teatrais apresentadas.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o aprendizado na aula.