Aula sobre Principais Companhias De Teatro Do Brasil

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os alunos irão aprender sobre as principais companhias de teatro do Brasil. O objetivo é que eles reconheçam e apreciem artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor irá apresentar o tema da aula, explicando o que são companhias de teatro e como elas são importantes para a cultura brasileira. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre uma companhia de teatro brasileira, buscando informações sobre sua história, principais peças e artistas, modos de criação e produção, entre outros aspectos relevantes. O professor irá disponibilizar materiais como livros, revistas e sites para auxiliar na pesquisa.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Com base nas informações pesquisadas, os grupos irão escolher uma das companhias de teatro e criar um mapa de registro (imagem em anexo) para um jogo que envolve. O mapa deve conter os campos ‘Nome do Jogo’, ‘Objetivo do Jogo’,’ Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor final’ e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’. Oriente os alunos e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de registro

    Cada grupo apresentará seu mapa de registro para a turma, explicando as etapas e os objetivos do jogo. Os demais alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões. O objetivo é que os alunos aprendam sobre as diferentes companhias de teatro brasileiras e desenvolvam habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Ao final da atividade, o professor irá promover uma discussão em sala de aula sobre as diferentes companhias de teatro brasileiras e o que os alunos aprenderam com a atividade.

  6. Etapa 6 - Produção textual

    Cada grupo irá produzir um texto sobre a companhia de teatro pesquisada, destacando os principais aspectos abordados. O texto deve ser entregue ao professor para avaliação.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar o mapa de registro criado e o texto produzido para a turma, compartilhando as informações aprendidas sobre as diferentes companhias de teatro brasileiras.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações sobre as companhias de teatro brasileiras.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe na criação do mapa de registro.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico na realização das perguntas e ações propostas no mapa de registro.
  • Promover a apreciação da cultura brasileira por meio do teatro.
  • Estimular a produção textual e a apresentação oral dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos na atividade.
  • Qualidade do texto produzido sobre a companhia de teatro pesquisada.
  • Habilidade dos alunos em responder às perguntas e realizar as ações propostas no jogo.
  • Qualidade da apresentação oral do grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia utilizada.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa e auxiliar os alunos na criação do mapa de registro.
  • Promover a discussão em sala de aula sobre as diferentes companhias de teatro brasileiras.
  • Avaliar o mapa de registro, o texto produzido e a apresentação oral dos alunos.
  • Dar feedback aos alunos sobre seu desempenho na atividade.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre a companhia de teatro atribuída ao grupo.
  • Criar o mapa de registro com base nas informações pesquisadas.
  • Produzir um texto sobre a companhia de teatro pesquisada.
  • Apresentar o mapa de registro criado e o texto produzido para a turma.