Aula sobre Principais Companhias De Teatro Do Brasil

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O teatro é uma forma de arte que envolve a performance ao vivo de atores e atrizes, com uma longa história no Brasil. Discuta como essas companhias surgiram, como elas se organizam e como elas contribuem para a cena teatral brasileira. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor apresentará o tema e explicará a metodologia MDC. Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo receberá um conjunto de informações sobre uma companhia de teatro brasileira.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos terão 30 minutos para pesquisar sobre a companhia de teatro que lhes foi atribuída. Eles devem coletar informações sobre a história da companhia, seus principais trabalhos, seus membros e sua contribuição para a cena teatral brasileira.

  3. Etapa 3 - Preparação

    Os grupos terão 30 minutos para preparar seus argumentos sobre companhia de teatro em questão.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. Os outros grupos farão perguntas e avaliarão os argumentos apresentados. Em seguida, os grupos terão 5 minutos cada para apresentar suas considerações finais.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e os alunos terão a oportunidade de fazer perguntas e comentários.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • Estimular a pesquisa e a coleta de informações sobre o tema.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentação e debate.

Critérios de avaliação

  • Qualidade das informações coletadas sobre a companhia de teatro.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Qualidade das perguntas e critérios de avaliação apresentados pela banca julgadora.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia MDC.
  • Dividir os alunos em grupos e atribuir as companhias de teatro.
  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a companhia de teatro atribuída.
  • Preparar argumentos para a defesa ou acusação da companhia de teatro.
  • Participar do debate e apresentar considerações finais.