Aula sobre Principais Companhias De Teatro Do Brasil
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O teatro é uma forma de arte que envolve a performance ao vivo de atores e atrizes, com uma longa história no Brasil. Discuta como essas companhias surgiram, como elas se organizam e como elas contribuem para a cena teatral brasileira. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.
Etapa 1 - Introdução
O professor apresentará o tema e explicará a metodologia MDC. Os alunos serão divididos em grupos. Cada grupo receberá um conjunto de informações sobre uma companhia de teatro brasileira.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos terão 30 minutos para pesquisar sobre a companhia de teatro que lhes foi atribuída. Eles devem coletar informações sobre a história da companhia, seus principais trabalhos, seus membros e sua contribuição para a cena teatral brasileira.Etapa 3 - Preparação
Os grupos terão 30 minutos para preparar seus argumentos sobre companhia de teatro em questão.Etapa 4 - Debate
Os grupos terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. Os outros grupos farão perguntas e avaliarão os argumentos apresentados. Em seguida, os grupos terão 5 minutos cada para apresentar suas considerações finais.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a aula e os alunos terão a oportunidade de fazer perguntas e comentários.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
- Estimular a pesquisa e a coleta de informações sobre o tema.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentação e debate.
Critérios de avaliação
- Qualidade das informações coletadas sobre a companhia de teatro.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Qualidade das perguntas e critérios de avaliação apresentados pela banca julgadora.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a metodologia MDC.
- Dividir os alunos em grupos e atribuir as companhias de teatro.
- Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a companhia de teatro atribuída.
- Preparar argumentos para a defesa ou acusação da companhia de teatro.
- Participar do debate e apresentar considerações finais.