Aula sobre Principais Companhias De Teatro Do Brasil
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando a importância das companhias de teatro no Brasil e como elas contribuíram para a história da arte cênica. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões sobre o assunto.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - PesquisaOs alunos do grupo 1 farão uma pesquisa sobre uma companhia de teatro brasileira de sua escolha. Eles deverão coletar informações sobre a história da companhia, suas principais peças, seus atores e diretores mais famosos, entre outros aspectos relevantes. Ao final da atividade, cada grupo fará uma apresentação sobre a companhia pesquisada.
Estação 2 - Análise de peças
Os alunos do grupo 2 assistirão a trechos de peças de teatro de diferentes companhias brasileiras e farão uma análise crítica das obras. Eles deverão identificar as características mais marcantes de cada peça, como o estilo de atuação, a iluminação, o cenário e a trilha sonora. Ao final da atividade, cada grupo fará uma apresentação sobre a peça analisada.
Estação 3 - Criação de uma companhia
Os alunos do grupo 3 criarão uma companhia de teatro fictícia, definindo o nome, os atores, o diretor e as principais características da companhia. Eles deverão criar uma peça de teatro original e apresentar um trecho da obra para os demais grupos. Ao final da atividade, cada grupo fará uma apresentação sobre a companhia criada.
Etapa 3 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, destacando as principais informações aprendidas pelos alunos e incentivando-os a continuar explorando o mundo da arte cênica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos.
- Promover a integração e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das apresentações realizadas pelos grupos.
- Capacidade de análise crítica demonstrada pelos alunos.
- Criatividade na criação da companhia de teatro fictícia.
- Conhecimento adquirido sobre as principais companhias de teatro do Brasil.
Ações do professor
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Orientar os alunos na realização das atividades e na criação das apresentações.
- Fornecer feedbacks construtivos sobre as apresentações realizadas pelos grupos.
- Estimular a reflexão crítica sobre as peças de teatro assistidas pelos alunos.
- Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Realizar as pesquisas e análises de forma cuidadosa e crítica.
- Colaborar com os demais membros do grupo na criação das apresentações.
- Demonstrar criatividade na criação da companhia de teatro fictícia.
- Compartilhar suas opiniões e ideias de forma respeitosa e construtiva com os demais alunos.