Aula sobre Principais Companhias De Teatro Do Brasil

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os alunos irão aprender sobre as principais companhias de teatro do Brasil e sua importância na história da arte cênica do país. Utilize a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. Os exemplos práticos incluem a apresentação de trechos de peças de teatro e a discussão sobre a importância da arte cênica na cultura brasileira.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando a importância das companhias de teatro no Brasil e como elas contribuíram para a história da arte cênica. Os alunos serão incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas opiniões sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Pesquisa

    Os alunos do grupo 1 farão uma pesquisa sobre uma companhia de teatro brasileira de sua escolha. Eles deverão coletar informações sobre a história da companhia, suas principais peças, seus atores e diretores mais famosos, entre outros aspectos relevantes. Ao final da atividade, cada grupo fará uma apresentação sobre a companhia pesquisada.

    Estação 2 - Análise de peças

    Os alunos do grupo 2 assistirão a trechos de peças de teatro de diferentes companhias brasileiras e farão uma análise crítica das obras. Eles deverão identificar as características mais marcantes de cada peça, como o estilo de atuação, a iluminação, o cenário e a trilha sonora. Ao final da atividade, cada grupo fará uma apresentação sobre a peça analisada.

    Estação 3 - Criação de uma companhia

    Os alunos do grupo 3 criarão uma companhia de teatro fictícia, definindo o nome, os atores, o diretor e as principais características da companhia. Eles deverão criar uma peça de teatro original e apresentar um trecho da obra para os demais grupos. Ao final da atividade, cada grupo fará uma apresentação sobre a companhia criada.


  3. Etapa 3 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando as principais informações aprendidas pelos alunos e incentivando-os a continuar explorando o mundo da arte cênica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos.
  • Promover a integração e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das apresentações realizadas pelos grupos.
  • Capacidade de análise crítica demonstrada pelos alunos.
  • Criatividade na criação da companhia de teatro fictícia.
  • Conhecimento adquirido sobre as principais companhias de teatro do Brasil.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os alunos na realização das atividades e na criação das apresentações.
  • Fornecer feedbacks construtivos sobre as apresentações realizadas pelos grupos.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as peças de teatro assistidas pelos alunos.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar as pesquisas e análises de forma cuidadosa e crítica.
  • Colaborar com os demais membros do grupo na criação das apresentações.
  • Demonstrar criatividade na criação da companhia de teatro fictícia.
  • Compartilhar suas opiniões e ideias de forma respeitosa e construtiva com os demais alunos.