Aula sobre Principais Companhias De Teatro Do Brasil

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Os alunos irão aprender sobre as principais companhias de teatro do Brasil. O objetivo é que eles reconheçam e apreciem artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Selecione alguns textos e vídeos sobre semiótica na arte e disponibilize-os para os alunos. Os alunos irão assistir aos vídeos e ler os textos e irão criar um resumo do que foi aprendido.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre as principais companhias de teatro do Brasil e escolher uma para apresentar para a turma. Eles devem buscar informações sobre a história da companhia, seus principais trabalhos, seus integrantes, entre outros aspectos relevantes.

  3. Etapa 3 - Introdução

    Apresente exemplos de companhias de teatro brasileiras famosas, como o Grupo Galpão, a Cia. de Teatro Os Satyros e o Teatro Oficina. Discuta como o teatro é uma forma de arte que pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como em peças escolares, em apresentações de rua, em festivais de teatro, entre outros. Em seguida, explique como os alunos irão criar o template de Dinâmica dos 3 Qs.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada aluno irá apresentar sua companhia de teatro escolhida para a turma, utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs como guia. Eles devem falar sobre o que acharam de bom, o que acharam de ruim e o que poderia ser melhorado na companhia.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as companhias de teatro apresentadas. Eles devem comparar as informações apresentadas, identificar semelhanças e diferenças entre as companhias e discutir sobre o que acharam mais interessante em cada uma delas.

  6. Etapa 6 - Produção de texto

    Os alunos irão produzir um texto sobre a companhia de teatro que mais chamou sua atenção. Eles devem utilizar as informações pesquisadas e discutidas em grupo para escrever sobre a história da companhia, seus principais trabalhos, seus integrantes, entre outros aspectos relevantes.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos textos

    Cada aluno irá apresentar seu texto para a turma, compartilhando suas impressões sobre a companhia de teatro escolhida.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, destacando os principais pontos discutidos pelos alunos e incentivando-os a continuar explorando o mundo do teatro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
  • Estimular a pesquisa e a produção de texto.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Qualidade da pesquisa e da apresentação da companhia de teatro escolhida.
  • Qualidade do texto produzido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo.
  • Explicar a metodologia utilizada.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as principais companhias de teatro do Brasil.
  • Escolher uma companhia de teatro para apresentar para a turma.
  • Produzir um texto sobre a companhia de teatro escolhida.