Aula sobre Principais Orgaos Agencias E Programas Da Onu

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional criada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de manter a paz e a segurança internacionais, promover o desenvolvimento econômico e social, proteger os direitos humanos e fornecer ajuda humanitária em casos de desastres naturais ou conflitos armados. A ONU é composta por vários órgãos, agências e programas que trabalham em conjunto para alcançar esses objetivos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da ONU e seus órgãos, agências e programas. Fale sobre a importância da ONU para a manutenção da paz e da segurança internacionais.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em Grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas; explique o projeto e os critérios de avaliação.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos realizam pesquisas sobre os órgãos, agências e programas da ONU. Posteriormente, elaboram um modelo de avaliação por pares.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Apresentação oral do projeto para a turma e avaliação dos projetos dos outros grupos.

  5. Etapa 5 - Discussão e Debate

    Discussão e debate sobre os critérios de avaliação e reflexão sobre o desempenho dos grupos.

  6. Etapa 6 - Autoavaliação

    Os alunos realizam uma autoavaliação sobre o desempenho do seu grupo.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor deve fazer uma conclusão sobre o tema da aula e ressaltar a importância da ONU e a atuação dos seus órgãos, agências e programas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos alunos em relação à atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na elaboração de um modelo de avaliação por pares.
  • Promover a comunicação oral e escrita dos alunos na apresentação do projeto.
  • Desenvolver a escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Qualidade e a relevância dos argumentos apresentados no modelo.
  • Clareza e a eficácia da apresentação do projeto.
  • Desempenho geral do grupo na elaboração do modelo.
  • Capacidade do grupo em trabalhar colaborativamente.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da ONU e seus órgãos, agências e programas.
  • Orientar os alunos na elaboração do modelo de avaliação por pares.
  • Acompanhar e orientar os grupos durante todo o processo de elaboração do projeto.
  • Promover a discussão e o debate sobre os critérios de avaliação.
  • Avaliar o desempenho dos alunos conforme os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre os órgãos, agências e programas da ONU.
  • Elaborar o modelo de avaliação por pares segundo os critérios estabelecidos.
  • Trabalhar colaborativamente em grupo.
  • Apresentar oralmente o projeto para a turma.
  • Avaliar os projetos dos outros grupos conforme os critérios estabelecidos.