Aula sobre Principais Orgaos Agencias E Programas Da Onu

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional criada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, visando manter a paz e a segurança internacionais, promover o desenvolvimento econômico e social, proteger os direitos humanos e fornecer ajuda humanitária em casos de desastres naturais ou conflitos armados. Ela é composta por vários órgãos, agências e programas que trabalham em conjunto para alcançar esses objetivos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula, explicando a importância da ONU e sua atuação no mundo.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e os oriente na criação do mapa de empatia.

  3. Etapa 3 - Explicação

    Explicar aos alunos os principais órgãos, agências e programas da ONU.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresentar exemplos práticos da atuação da ONU em diferentes contextos, como ações de ajuda humanitária e de preservação do meio ambiente.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Estimular a reflexão dos alunos sobre a importância da ONU e da cooperação internacional para a solução de problemas globais.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresenta seu mapa de empatia, explicando as principais informações e conclusões.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Fazer uma reflexão com os alunos sobre a importância da cooperação internacional para a solução de problemas globais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver o conhecimento dos alunos sobre a atuação das organizações mundiais, em especial a ONU, nos processos de integração cultural e econômica.
  • Estimular a criatividade e a colaboração na criação do mapa de empatia.
  • Promover a reflexão sobre a importância da cooperação internacional para a solução de problemas globais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Identificação correta dos principais órgãos, agências e programas da ONU.
  • Compreensão do papel da ONU nos processos de integração cultural e econômica.
  • Capacidade de reflexão sobre a importância da cooperação internacional.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto, explicando a importância da ONU e sua atuação no mundo.
  • Dividir a turma em grupos e explicar o objetivo da atividade.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia, tirando dúvidas e estimulando a criatividade.
  • Apresentar exemplos práticos da atuação da ONU em diferentes contextos, como ações de ajuda humanitária e de preservação do meio ambiente.
  • Concluir a aula fazendo uma reflexão sobre a importância da cooperação internacional para a solução de problemas globais.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia, compartilhando ideias e opiniões.
  • Identificar corretamente os principais órgãos, agências e programas da ONU.
  • Refletir sobre a importância da ONU e da cooperação internacional para a solução de problemas globais.
  • Trabalhar em grupo, colaborando com os colegas e respeitando as diferenças.
  • Apresentar o mapa de empatia ao final da atividade, explicando as principais informações e conclusões.