Aula sobre Principais Orgaos Agencias E Programas Da Onu

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição internacional criada após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de promover a cooperação entre os países e a manutenção da paz mundial. Ela é composta por diversos órgãos, agências e programas que atuam em diferentes áreas, como saúde, educação, meio ambiente, direitos humanos, entre outras. Nesta aula, vamos conhecer alguns dos principais órgãos, agências e programas da ONU e sua atuação no mundo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize o assunto. Incentive os alunos a compartilhar suas percepções sobre a ONU e sua atuação no mundo.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de até 5 pessoas e apresente um estudo de caso sobre a atuação da ONU em um país africano ou americano. Os grupos recebem um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Cada grupo apresenta seu infográfico e explica as informações contidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo apresenta seu infográfico para a turma toda.

  5. Etapa 5 - Discussão

    O professor conduz uma discussão sobre a atuação da ONU nos países apresentados pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Resuma os principais pontos abordados na aula, refletindo sobre a atuação da ONU no mundo.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Distribua uma ficha de avaliação para que os alunos preencham.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise da atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica nos contextos americano e africano.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade do infográfico produzido.
  • Clareza e objetividade na apresentação oral.
  • Participação construtiva nos debates em grupo e em plenária.
  • Reflexão crítica sobre a atuação da ONU no mundo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus objetivos.
  • Conduzir o estudo de caso.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos.
  • Conduzir os debates em grupo.
  • Fazer perguntas e comentários para estimular a reflexão crítica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Preencher o infográfico com informações relevantes.
  • Apresentar o infográfico de forma clara e objetiva.
  • Participar construtivamente dos debates em grupo.
  • Refletir criticamente sobre a atuação da ONU no mundo.