Aula sobre Principais Orgaos Agencias E Programas Da Onu

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional que tem como objetivo promover a cooperação entre os países e resolver conflitos internacionais de forma pacífica. A ONU é composta por diversos órgãos, agências e programas que atuam em áreas como direitos humanos, meio ambiente, saúde, educação, entre outras. Nesta aula, os alunos irão conhecer os principais órgãos, agências e programas da ONU e sua atuação em diferentes contextos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da ONU para a cooperação internacional e a resolução de conflitos. Os alunos são convidados a expressar suas opiniões e conhecimentos prévios sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos são divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo recebe uma tarefa específica para preparar durante a aula.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos realizam uma pesquisa sobre os principais órgãos, agências e programas da ONU e sua atuação em diferentes contextos.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    O grupo defensor prepara argumentos para defender a atuação da ONU em diferentes contextos, enquanto o grupo opositor prepara argumentos para criticar a atuação da ONU. A banca julgadora prepara critérios para avaliar os argumentos dos grupos, enquanto a banca de observadores prepara perguntas a serem feitas durante as apresentações.

  5. Etapa 5 - Debate

    O grupo defensor e o grupo opositor apresentam seus argumentos e debatem sobre a atuação da ONU em diferentes contextos, enquanto a banca julgadora avalia os argumentos apresentados.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    O professor faz uma síntese dos argumentos apresentados pelos grupos e destaca a importância da ONU para a cooperação internacional e a resolução de conflitos. Os alunos são convidados a expressar suas opiniões e aprendizados sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve fazer uma conclusão sobre o tema da aula e ressaltar a importância da ONU para a cooperação internacional e a resolução de conflitos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades argumentativas e de escuta ativa.
  • Estimular a pesquisa e a argumentação dos alunos sobre um tema relevante para a sociedade.
  • Promover o diálogo e a reflexão crítica sobre a atuação da ONU em diferentes contextos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Qualidade das evidências e exemplos utilizados pelos grupos.
  • Participação ativa e respeito às opiniões dos colegas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa sobre os órgãos, agências e programas da ONU.
  • Estimular a argumentação e o diálogo entre os grupos durante o debate.
  • Avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos pela banca julgadora.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre os órgãos, agências e programas da ONU.
  • Preparar argumentos consistentes e exemplos relevantes para defender ou criticar a atuação da ONU.
  • Participar ativamente do debate, respeitando as opiniões dos colegas e contribuindo para o diálogo crítico.