Aula sobre Principais Orgaos Agencias E Programas Da Onu
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional que tem como objetivo promover a cooperação entre os países e resolver conflitos internacionais de forma pacífica. A ONU é composta por diversos órgãos, agências e programas que atuam em áreas como direitos humanos, meio ambiente, saúde, educação, entre outras. Nesta aula, os alunos irão conhecer os principais órgãos, agências e programas da ONU e sua atuação em diferentes contextos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância da ONU para a cooperação internacional e a resolução de conflitos. Os alunos são convidados a expressar suas opiniões e conhecimentos prévios sobre o tema.Etapa 2 - Divisão da turma em grupos
Os alunos são divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo recebe uma tarefa específica para preparar durante a aula.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos realizam uma pesquisa sobre os principais órgãos, agências e programas da ONU e sua atuação em diferentes contextos.Etapa 4 - Preparação dos argumentos
O grupo defensor prepara argumentos para defender a atuação da ONU em diferentes contextos, enquanto o grupo opositor prepara argumentos para criticar a atuação da ONU. A banca julgadora prepara critérios para avaliar os argumentos dos grupos, enquanto a banca de observadores prepara perguntas a serem feitas durante as apresentações.Etapa 5 - Debate
O grupo defensor e o grupo opositor apresentam seus argumentos e debatem sobre a atuação da ONU em diferentes contextos, enquanto a banca julgadora avalia os argumentos apresentados.Etapa 6 - Conclusão
O professor faz uma síntese dos argumentos apresentados pelos grupos e destaca a importância da ONU para a cooperação internacional e a resolução de conflitos. Os alunos são convidados a expressar suas opiniões e aprendizados sobre o tema.Etapa 7 - Conclusão
O professor deve fazer uma conclusão sobre o tema da aula e ressaltar a importância da ONU para a cooperação internacional e a resolução de conflitos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades argumentativas e de escuta ativa.
- Estimular a pesquisa e a argumentação dos alunos sobre um tema relevante para a sociedade.
- Promover o diálogo e a reflexão crítica sobre a atuação da ONU em diferentes contextos.
Critérios de avaliação
- Coerência e consistência dos argumentos apresentados pelos grupos.
- Qualidade das evidências e exemplos utilizados pelos grupos.
- Participação ativa e respeito às opiniões dos colegas.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa sobre os órgãos, agências e programas da ONU.
- Estimular a argumentação e o diálogo entre os grupos durante o debate.
- Avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos pela banca julgadora.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre os órgãos, agências e programas da ONU.
- Preparar argumentos consistentes e exemplos relevantes para defender ou criticar a atuação da ONU.
- Participar ativamente do debate, respeitando as opiniões dos colegas e contribuindo para o diálogo crítico.