Aula sobre Principais Orgaos Agencias E Programas Da Onu

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional cujo objetivo é promover a cooperação entre os países e resolver conflitos internacionais de forma pacífica. A ONU é composta por diversos órgãos, agências e programas que atuam em áreas como direitos humanos, meio ambiente, saúde, educação, entre outras.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Envie um texto para os alunos sobre a atuação das organizações mundiais nos processos de integração cultural e econômica no mundo. Os alunos deverão ler o texto e anotar as principais informações.

  2. Etapa 2 - Aula expositiva

    Contextualize o assunto e apresente a metodologia do mapa conceitual, orientando os alunos na elaboração da ideia central e das sub-ideias.

  3. Etapa 3 - Elaboração do mapa conceitual

    Dividir a turma em grupos de 4 a 5 pessoas. Os alunos deverão elaborar o mapa conceitual com a ideia central e as sub-ideias relacionadas ao assunto.

  4. Etapa 4 - Avaliação formativa

    Faça uma avaliação formativa durante a aula para identificar possíveis dificuldades e para que os alunos ajustem o mapa conceitual.

  5. Etapa 5 - Finalização do mapa conceitual

    Os alunos deverão finalizar o mapa conceitual com as ideias centrais e as sub-ideias organizadas de forma clara e coerente.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos deverão apresentar seus mapas conceituais para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor deve fazer uma conclusão sobre o tema da aula e ressaltar a importância dos programas da ONU e sua atuação em diferentes contextos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a atuação da ONU.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico na elaboração de um mapa conceitual.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração dos alunos na elaboração do mapa conceitual.
  • Coerência e clareza na organização das ideias no mapa conceitual.
  • Capacidade dos alunos em relacionar os subtópicos com a ideia central.

Ações do professor

  • Contextualizar o assunto e apresentar exemplos de atuação da ONU no mundo.
  • Dividir a turma em grupos.
  • Explicar a metodologia do mapa conceitual e orientar os alunos na elaboração da ideia central e das sub-ideias.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante a elaboração do mapa conceitual.
  • Fazer uma avaliação formativa durante a aula para identificar possíveis dificuldades dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da elaboração do mapa conceitual em grupo.
  • Contribuir com ideias e sugestões para a elaboração do mapa conceitual.
  • Organizar as ideias de forma clara e coerente no mapa conceitual.
  • Relacionar os subtópicos com a ideia central.
  • Analisar criticamente a atuação da ONU, seus programas e sua atuação em diferentes contextos.